Alerta IMPORTANTE do Serasa sobre dívida caducada após 5 anos chega e isso vai acontecer com seu CPF

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/11/2023 15h16

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo do Serasa e pessoas desconfiadas - Foto Reprodução/Internet

Se surpreenda com o alerta IMPORTANTE do Serasa sobre dívida caducada após 5 anos

E o Serasa, conhecido e temido por todos os brasileiros que lutam para manter suas contas em dias, dá alerta IMPORTANTE sobre dívida caducada após 5 anos e isso vai acontecer com seu CPF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, o Serasa é a maior referência de análises e informações para decisões de crédito atualmente no país, onde a empresa, que é privada, funciona como um consultor de crédito que reúne dados enviados por lojas, bancos e financeiras para dar apoio a todos os negócios.

Sabendo disso, por meio do seu portal oficial, “www.serasa.com.br”, o Serasa informou aos clientes sobre dívida caducada após 5 anos e aproveitou e deu alertas importantes sobre o assunto, e o que pode acontecer com os CPFs dos inadimplentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Serasa iniciou falando sobre o que significa “dívida caduca”, quando explicou dizendo: “De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, após 5 anos, as dívidas caducam. Ou seja, o CPF e o nome do devedor são retirados obrigatoriamente de bancos de dados como Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)”, informou.

E continuou: “Embora o nome da pessoa fique sem negativações, o débito não deixa de existir. No caso da dívida de banco, é comum que as instituições continuem cobrando por conta própria ou por empresas terceirizadas. A diferença é que, antes desse período de 5 anos, elas podem fazer isso judicialmente. Após esse tempo, não podem mais cobrar por meios legais”, explicou o Serasa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Que continuou: “Existe ainda outro ponto a ser levado em consideração: mesmo com o nome sem negativações, a dívida caducada permanece no banco de dados do Banco Central para consulta de empresas e instituições financeiras”, explicou.

Quantos brasileiros estão com nome sujo?

Segundo dados do Serasa, de levantamento realizado em outubro de 2023, 71,95 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.