Se você costuma receber pagamentos via Pix, PRECISA ficar ciente desse aviso importantíssimo
Desde a sua criação no ano de 2020, o Pix é um dos meios de pagamento mais utilizado entre os brasileiros. Tanto é, que muitos estabelecimentos estão dando preferência para o mesmo na hora de receber pagamentos pelas mercadorias ou serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só para se ter uma vaga noção, só em agosto de 2022, foram realizadas mais de 2 milhões de transferências. Isso porque, diferente de outras formas de transferência, todo o processo é gratuito e o dinheiro é depositado na conta de maneira instantânea.
Mas se você costuma fazer uso com frequência da modalidade precisa se atentar a esse comunicado recente se não quiser ter dores de cabeça futuras!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estabelecimentos que aceitam Pix devem se atentar para não cair em um golpe (Foto Reprodução/Internet)
Cuidado, é golpe!
Segundo o portal Seu Crédito Digital, Alguns criminosos estão usando o Pix para aplicar golpes e falsificar pagamentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo mostrando o comprovante, esses mesmos golpistas conseguem levar mercadorias ou ter atendimentos de serviços sem pagar nada por isso, deixando comerciantes e profissionais no mais total prejuízo.
O processo é realizado usando um comprovante falsificado de compra. Dessa forma, os criminosos levam ou recebem os produtos sem que ninguém desconfie.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona esse golpe do Pix?
Ao fazer a transferência, as duas partes recebem uma comprovação da operação, porém, os golpistas alteram os dados do comprovante de transferência e apresentam informações falsas ou de outras transações.
Por isso, se você costuma receber pagamentos via Pix, fique atento em todas as fases da transferência por Pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto que deve ser analisado é o saldo da conta. A plataforma não demora mais de 10 segundos para depositar o dinheiro, por isso, depois da operação, é preciso checar o saldo.
Criminosos falsificam comprovantes de Pix para aplicar golpes em comerciantes e prestadores de serviço (Foto Reprodução/GP1)
Se ele sofreu aumento, a transferência ocorreu normalmente, mas se nada foi alterado, você pode ter sido vítima do golpe.
Outra coisa que merece total atenção são os agendamentos do Pix, ou seja, se a pessoa mandar um comprovante de agendamento, aguarde para ver se o dinheiro realmente caíra em sua conta.
Afinal de contas, mesmo com uma pessoa apresentando a data que a transferência será realizada, não há NENHUMA garantia que ela será feita, já que ela pode ser alterada ou cancelada. O único documento que oficializa a operação, é o COMPROVANTE DE PAGAMENTO.
Uma dica é dar preferencia ao QRCode, afinal, assim que o pagamento é feito, automaticamente sai o comprovante.
Mas em caso de chave, deixar a notificação do banco ativa é uma boa pedida, geralmente quando o pix cai na conta o banco faz um alerta via SMS, ou mensagens pelo próprio App.
