Alívio para os motoristas da Uber e 99: Nova lei de trânsito armada prevê extinção de multas

Uma lei armada visa deixar a vida dos motoristas da Uber e 99 mais fácil. Isso porque, ela prevê a extinção de multas de trânsito. Veja os detalhes
Nos últimos anos, motoristas de aplicativos como Uber e 99 têm enfrentado uma série de desafios no trânsito, desde o aumento do custo dos combustíveis até regras mais rígidas de fiscalização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos maiores problemas relatados pelos profissionais é o acúmulo de multas, muitas vezes por infrações leves que impactam seus ganhos e até mesmo sua capacidade de continuar rodando.
No entanto, uma nova proposta legislativa pode trazer um alívio significativo para esses trabalhadores: uma lei de trânsito armada está em discussão e prevê a extinção de determinadas multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seguir, veja todos os detalhes reunidos pelo time de especialistas em leis do TV FOCO sobre essa proposta e como ela pode impactar os motoristas da Uber, 99 e mais com a extinção de multas e mais.

Projeto de Lei visa dar fim em multas para motoristas de apps
Um grande fato é que para trabalhar como motorista de aplicativo precisa ter na carteira de motorista a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) para prevenir problemas com multas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com o portal da ‘Câmara dos Deputados’, um novo projeto de lei que está em tramitação visa dobrar o limite de pontuação na CNH para os motoristas que trabalham com a Uber, 99 e mais.
Atualmente, o limite de pontos na CNH de quem exerce atividade remunerada é de 40, independente da gravidade das infrações, sendo diferente para os motoristas comuns.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o Projeto de Lei 2002/2024, de autoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), sugere um aumento considerável na pontuação, o que pode facilitar os motoristas a se livrarem de perder o direito de dirigir.

A ideia é aumentar a pontuação para 80 pontos para quem depende do documento para trabalhar. A justificativa são as multas ocorridas por infrações leves que acabam sendo cometidas com frequência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, radares de velocidade costumam ser instalados em locais desconhecidos para alguns motoristas, aumentando o número de multas e pontos na carteira.
Se aprovado, o PL permitirá que motoristas evitem a suspensão da CNH até 80 pontos. Além disso, ao atingir 70 pontos em 12 meses, poderão fazer uma reciclagem para corrigir condutas no trânsito.
Por fim, vale destacar que, o projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados. Se for aprovada, vai facilitar a vida de muitos trabalhadores, que, às vezes, levam multas injustamente e podem acabar perdendo o direito de dirigir.

Considerações finais
- O Projeto de Lei 2002/2024 propõe aumentar o limite de pontos na CNH de motoristas de aplicativos como Uber e 99 de 40 para 80 pontos.
- Assim, facilitando a vida desses trabalhadores, que muitas vezes são multados com frequência por infrações leves.
- Se aprovado, o projeto evitaria a suspensão da CNH até 80 pontos e permitiria reciclagem caso o motorista atinja 70 pontos.
- A medida visa aliviar a penalidade, mas ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Qual a infração mais grave no trânsito?
As infrações gravíssimas são aquelas com alto risco para o infrator e também para os outros. O valor das multas começa em R$ 293,47 e causam também sete pontos na CNH.
Além disso, é importante saber que algumas infrações gravíssimas podem ter como penalidade a suspensão automática da CNH.
Confira algumas das infrações gravíssimas previstas no CTB:
- Dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou Autorização para Conduzir Ciclomotor ou com esses documentos cassados ou suspensos (art. 162, I e art. 162, II);
- Dirigir veículo sem utilizar os acessórios obrigatórios, como óculos ou aparelho de audição, por exemplo (art. 162, VI);
- Dirigir ameaçando outros veículos, pedestres ou ciclistas (Art. 170);
- Disputar rachas (art. 173);
- Dirigir sob influência de álcool (art. 165).
Por fim, veja esta matéria: Adeus, CNH: Lei de trânsito em vigor em 2025 traz multa imperdoável de R$2924 a motoristas 20+ por 1 atitude
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br