Ambientada em favela, “I Love Paraisópolis” tem apenas seis negros

Sucesso de audiência, a novela das 7, “I Love Paraisópolis”, tem sido alvo de controvérsias. Ambientada em uma comunidade de São Paulo, a favela Paraisópolis, a trama vai contra a realidade e não conta com negros nos papéis principais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Terra, os autores Alcides Nogueira e Mário Teixeira não levam em conta que a região possui quase 56 mil habitantes e, de acordo com o último censo do IBGE, 70% da sua população se auto-declara com pele negra.
No folhetim da Globo, no entanto, dos 52 atores do elenco principal, somente seis são considerados negros. Juliana Gonçalves Rodrigues, da União dos Moradores e Comerciantes de Paraisópolis, destaca que o motivo vem lá de trás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Acho que esse é um problema instalado no Brasil e no mundo. Ainda tem um reflexo de 500 anos atrás de preconceito, e é algo que os movimentos vão lutando para que isso possa ser modificado. Infelizmente isso ainda rola”, afirma ela.
+ Rodrigo Faro se decepciona com Eliana: “Jamais esperava isso dela”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Nas novelas da emissora, protagonistas de pele negra acabam enfrentando algumas barreiras, como foi em 2011, na novela “Insensato Coração”, de Gilberto Braga. Lázaro Ramos interpretou o galã André e acabou sendo motivo de piada.
No programa “Pânico”, os comediantes fizeram o quadro Lázaro Ramos da Vida Real, onde um humorista negro, pouco acima do peso, com roupas largas e barba, dava cantadas grosseiras em mulheres nas orlas do Rio de Janeiro e levava foras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, os galãs das demais novelas não ganharam o mesmo quadro. “Nós não queremos mais ser representados só no papel de empregada doméstica, de faxineiro, zelador”, afirma Juliana. Os moradores, por sua vez, afirmam não se sentirem representados.
Grego (Caio Castro), Marizete (Bruna Marquezine) e os demais não representam a identidade daqueles milhares de habitantes, segundo uma pesquisa feita no local. A novela, entretanto, trouxe bons frutos para a comunidade, promovida pela Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Junho: SBT alcança a vice-liderança na média diária na Grande São Paulo
No geral, ver a região representada em uma novela das 19h é gratificante para os moradores, que se sentem vistos pela cidade sem os rótulos de violência e degradação que filmes anteriores e programas policiais passam dos bairros periféricos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS