“Muito assustador”: Ana Maria Braga revela luta contra câncer no ânus por HPV em forte desabafo na Globo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Ana Maria no Fantástico (Foto: Reprodução / Globo)

Ana Maria dá relato sobre luta contra o câncer no ânus por HPV, que ocorreu em 2001

No último domingo, 31, Ana Maria Braga concedeu uma entrevista ao Fantástico, da Globo, sobre câncer. A apresentadora lembrou da época em que lutou contra o câncer no ânus por HPV, no ano de 2001.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comandante do Mais Você lembrou detalhes da doença que enfrentou para encorajar os brasileiros sobre tratamentos e prevenções.

A apresentadora já realizou diversos relatos sobre os câncer que enfrentou, nos anos de 1991, 2015 e 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, somente agora a artista falou sobre o segundo diagnóstico proveniente do vírus do HPV, que ocorreu no ano de 2001.

Na época, o médico revelou que o câncer no ânus ocorreu devido ao vírus que desconhecia. “Era proveniente do HPV. Não tinha a mínima informação”, disse ela no Fantástico.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comandante do Mais Você revelou que tinha poucas chances de sobreviver. Mas, com muita luta, conseguiu vencer a doença.

“Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado. E aí eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então, é muito assustador“, admitiu a loira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, a artista da Globo ressaltou que nenhum paciente deve se sentir culpado pelo diagnostico e reforçou a necessidade da força para vencer a luta.

“Você não tem que se sentir culpado por ter ficado com câncer. Você não tem culpa. Porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe, não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Eu acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui”, afirmou a loira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ana Maria no Fantástico (Foto: Reprodução / Globo)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Ana Maria também ressaltou a importância da vacina contra o HIV, que está disponível há 10 anos. No entanto, a procura ainda é baixa.

“Tem agora a vacina meu Cristo, isso é ouro puro. Eu teria tomado a vacina. Se eu soubesse que tinha uma vacina, teria evitado tudo isso”, reforçou a comandante do Mais Você ao tentar incentivar a procura.

A vacina está disponível na rede pública para pessoas de 9 a 14 anos e para imunossuprimidos. Na rede privada, ela é liberada para adultos e a partir de R$ 1 mil.

O HPV ainda é pouco discutido, fato que fez com que a loira ressaltasse a importância da concretização da doença.

Existem diversos subtipos deste vírus, que podem causar desde verrugas em pele e mucosas até lesões precursoras de câncer.

O HPV de baixo risco pode causar verrugas nas genitais e no ânus. Raramente causam câncer, segundo o portal Ofuxico.

Porém, o HPV de alto risco pode causar câncer, os tipos mais comum são o 16 e 18.

Vacina HIV (Foto: Reprodução / Globo)
Ana Maria no Fantástico (Foto: Reprodução / Globo)

QUAL CÂNCER A ANA MARIA TEVE?

Como havíamos mencionado, Ana Maria Braga lutou quatro vezes contra o câncer. Ela saiu vitoriosa em todas as vezes.

No ano de 1991, a apresentadora teve o câncer de pele. No ano de 2001, o tumor no reto e na virilha, no ano de 2015 e 2020 no pulmão.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile