“Hoje”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR com nova lei do INSS para antecipar aposentadoria e benefício a 1.3M

Novidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chega trazendo a antecipação de benefícios a milhares de segurados
Em outubro de 2024, a apresentadora Ana Paula Araújo, paralisou o Bom Dia Brasil, confirmado novos métodos implantados pelo INSS para antecipar aposentadoria e benefícios aos segurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, na ocasião, agências dos Correios começaram a ofertar serviços auxiliando os segurado na solicitação do benefício de incapacidade temporária (auxílio-doença).
“A partir de hoje, mais de duas mil agências dos Correios vão receber pedidos de auxílio-doença para reduzir a fila do INSS”, assim disse Ana Paula Araújo durante o Bom Dia Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a reportagem do BDBR, alguns testes com os Correios já estavam sendo feitos e a iniciativa entre a estatal, o INSS e o Ministério da Previdência Social, surtiu ótimo efeito.

Redução na fila do INSS e otimização das solicitações do auxílio
O principal objetivo da medida cravada pelo órgão, a autarquia e a empresa pública é facilitar o acesso de quem precisa do benefício e enfrenta as longas filas do INSS.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em outubro, cerca de 1,3 milhão de segurados estavam na fila para a concessão de benefícios, principalmente referente ao auxílio por incapacidade temporária.
O auxílio-doença poderia ser solicitado pelas agências do INSS ou pelo Atestmed, contudo, passaram a poder fazer a solicitação nas agências dos Correios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora em 2025, cerca de 4,2 mil agências dos Correios já possuem a capacidade de atender às solicitações dos pedidos de auxílio-doença.

Desde outubro do ano passado, o INSS registrou 21,9 mil solicitações feitas em agências dos Correios. Tanto para a concessão do auxílio quanto para cumprir exigências relacionadas a esse benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os segurados podem solicitar o Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde um funcionário insere a documentação no sistema do INSS. Assim, auxiliando o beneficiário com a solicitação.
Também é possível enviar documentos pendentes para a concessão de benefícios. O auxílio-doença pode ser requerido em 1,6 mil agências do INSS, pelo Meu INSS ou pela Central 135.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem optar pela Central 135 terá cinco dias para apresentar a documentação pelos Correios, via Meu INSS ou em uma agência do instituto.

Considerações finais
- A ampliação do atendimento nas agências dos Correios facilitou o acesso ao auxílio-doença.
- Reduzindo filas e agilizando o processo no INSS.
- Desde outubro de 2024, mais de 21,9 mil solicitações acabaram sendo feitas.
- Atualmente 4,2 mil agências oferecem o serviço.
- A iniciativa garante mais comodidade e eficiência para os segurados em todo o país.
O que é o Atestmed?
O Atestmed é um sistema do INSS que facilita o pedido de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) de forma remota.
Com ele, o segurado pode enviar a documentação médica necessária através do Meu INSS. Ou ainda pelos Correios, para uma análise à distância, sem precisar de uma perícia médica presencial.
O sistema é voltado para solicitações de benefícios com duração de até 180 dias. Se o atestado enviado não tiver todas as informações exigidas ou se houver necessidade de mais esclarecimentos, o Atestmed não nega o pedido automaticamente.
Em vez disso, o segurado acaba sendo encaminhado para uma perícia presencial, garantindo que o processo seja mais justo e eficiente.
Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br