“Hoje”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR com nova lei do INSS para antecipar aposentadoria e benefício a 1.3M

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Logo do INSS e Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil (Fotos: Reproduções / Internet / Globo)

Novidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chega trazendo a antecipação de benefícios a milhares de segurados

Em outubro de 2024, a apresentadora Ana Paula Araújo, paralisou o Bom Dia Brasil, confirmado novos métodos implantados pelo INSS para antecipar aposentadoria e benefícios aos segurados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, na ocasião, agências dos Correios começaram a ofertar serviços auxiliando os segurado na solicitação do benefício de incapacidade temporária (auxílio-doença).

“A partir de hoje, mais de duas mil agências dos Correios vão receber pedidos de auxílio-doença para reduzir a fila do INSS”, assim disse Ana Paula Araújo durante o Bom Dia Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a reportagem do BDBR, alguns testes com os Correios já estavam sendo feitos e a iniciativa entre a estatal, o INSS e o Ministério da Previdência Social, surtiu ótimo efeito.

Previdência Social do INSS (Reprodução: Internet)

Redução na fila do INSS e otimização das solicitações do auxílio

O principal objetivo da medida cravada pelo órgão, a autarquia e a empresa pública é facilitar o acesso de quem precisa do benefício e enfrenta as longas filas do INSS.

Em outubro, cerca de 1,3 milhão de segurados estavam na fila para a concessão de benefícios, principalmente referente ao auxílio por incapacidade temporária.

O auxílio-doença poderia ser solicitado pelas agências do INSS ou pelo Atestmed, contudo, passaram a poder fazer a solicitação nas agências dos Correios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora em 2025, cerca de 4,2 mil agências dos Correios já possuem a capacidade de atender às solicitações dos pedidos de auxílio-doença.

Auxílio-doença (Reprodução/Internet)

Desde outubro do ano passado, o INSS registrou 21,9 mil solicitações feitas em agências dos Correios. Tanto para a concessão do auxílio quanto para cumprir exigências relacionadas a esse benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os segurados podem solicitar o Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde um funcionário insere a documentação no sistema do INSS. Assim, auxiliando o beneficiário com a solicitação.

Também é possível enviar documentos pendentes para a concessão de benefícios. O auxílio-doença pode ser requerido em 1,6 mil agências do INSS, pelo Meu INSS ou pela Central 135.

Quem optar pela Central 135 terá cinco dias para apresentar a documentação pelos Correios, via Meu INSS ou em uma agência do instituto.

Atestmed (Foto: Reprodução / Globo)

Considerações finais

O que é o Atestmed?

O Atestmed é um sistema do INSS que facilita o pedido de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) de forma remota.

Com ele, o segurado pode enviar a documentação médica necessária através do Meu INSS. Ou ainda pelos Correios, para uma análise à distância, sem precisar de uma perícia médica presencial.

O sistema é voltado para solicitações de benefícios com duração de até 180 dias. Se o atestado enviado não tiver todas as informações exigidas ou se houver necessidade de mais esclarecimentos, o Atestmed não nega o pedido automaticamente.

Em vez disso, o segurado acaba sendo encaminhado para uma perícia presencial, garantindo que o processo seja mais justo e eficiente.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile