“Unânime”: Ana Paula paralisa BDBR com comunicado urgente do Banco Central que atinge todas as poupanças

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/07/2024 18h33

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central - Ana Paula no BDBR (Foto: Reprodução - Globo, Montagem - TV Foco)

Todos que estavam assistindo o BDBR na Globo foram pegos de surpresa com Ana Paula trazendo um comunicado do Banco Central que afeta a poupança

Ana Paula interrompeu abruptamente a transmissão da BDBR com um comunicado urgente do Banco Central, que impacta todas as poupanças no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia pegou a todos de surpresa, trazendo à tona uma medida inédita e de grande relevância para a economia nacional.

Ana Paula Araújo comanda todas as manhãs o Bom Dia Brasil (Reprodução: Globo)
Ana Paula Araújo comanda todas as manhãs o Bom Dia Brasil (Reprodução: Globo)

Em junho desse ano, Ana Paula pegou todos que estavam assistindo o BDBR desprevenido, ao confirmar uma bomba sobre o Banco Central. “Em decisão unanime, BC mantém Selic em 10,5% ao ano”. O veredito afeta diretamente as poupanças dos bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua última reunião, realizada em 19 de junho de 2024, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) decidiu, por votação unânime, manter a taxa básica de juros (Selic) em 10,5% ao ano

Essa é a oitava vez consecutiva que a Selic permanece nesse patamar, desde a última redução em março de 2024.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A decisão do Copom de manter a Selic em 10,5% ao ano foi tomada em meio a um cenário de incertezas no cenário global e doméstico. 

Principais fatores

A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ainda se encontra acima da meta do Banco Central, que é de 3,5% ao ano para 2024, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As projeções para o crescimento da economia brasileira em 2024 foram revisadas para baixo pelo Copom, em função do cenário internacional incerto e da desaceleração da atividade econômica doméstica.

O mercado de trabalho brasileiro ainda apresenta sinais de fragilidade, com taxa de desocupação elevada e crescimento lento dos rendimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Copom também considerou os riscos fiscais no cenário brasileiro, como a alta da dívida pública e a necessidade de reformas estruturais.

Impacto nas poupanças

taxa Selic, sigla para Sistema Eletrônico de Pagamentos de Liquidação e Custódia, é a taxa básica de juros da economia brasileira. Definida pelo Banco Central do Brasil (BC), ela serve como referência para diversas operações financeiras, incluindo a rentabilidade da caderneta de poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A rentabilidade da poupança é diretamente influenciada pela taxa Selic. De acordo com a regra vigente desde 2012, a poupança rende:

  • 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR) se a Selic for superior a 8,5% ao ano;
  • 70% da Selic ao ano + TR se a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano.

Exemplo prático:

  • Selic a 10,5% ao ano: A poupança rende 0,5% ao mês + TR, o que equivale a aproximadamente 6,17% ao ano + TR.
  • Selic a 8,0% ao ano: A poupança rende 70% da Selic ao ano + TR, o que equivale a aproximadamente 5,6% ao ano + TR.

Segundo a CNN Brasil, quando a Selic sobe, a rentabilidade da poupança também aumenta. Isso ocorre porque a taxa de 0,5% ao mês,presente na regra de cálculo, é fixa, enquanto a TR varia de acordo com a Selic.

Quando a Selic cai, a rentabilidade da poupança também diminui. Isso ocorre porque a porcentagem da Selic presente na regra de cálculo também diminui.

Para que serve o Banco Central?

O Banco Central tem a função de assegurar a estabilidade econômica de um país, controlando a política monetária, regulando e supervisionando o sistema financeiro, e emitindo moeda.

Ele busca garantir a estabilidade de preços e o pleno emprego, além de promover a eficiência e solidez do sistema financeiro.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.