Anatel confirma FIM de 2 serviços essenciais e atinge clientes Vivo, Claro e mais em MAIO de 2025

Fim de uma era chega na Anatel com o adeus de 2 serviços aclamados que atinge clientes da Vivo, Claro e muitas outras operadoras
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a entidade responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras e consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar na gigante, dessa vez iremos tratar sobre o FIM de 2 serviços essenciais que atinge clientes Vivo, Claro e mais em MAIO de 2025. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
Fim de 2 serviços essenciais
De acordo com informações do TecMundo, a agência está empenhada em encerrar as redes móveis 2G e 3G no país de forma ágil, mas com cautela. Vale dizer que, essa é a proposta do gerente de Regulamentação do órgão, Felipe Roberto de Lima, citada em um evento de novembro pelo site Tele.Síntese.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Olhando do nosso lado da Anatel, é estar atento como fazer isso no prazo mais rápido possível. É tentar fazer isso quanto antes, mas da maneira mais suave possível”, comunica o executivo.

É importante mencionar que, até o momento, a Anatel ainda não definiu o prazo para começar a descontinuar essas tecnologias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em síntese, a falta de informações e estimativas, de acordo com ele, faz parte da estratégia de não realizar o procedimento ‘de forma abrupta’ e pegar o consumidor de surpresa, já que isso ‘geraria mais problemas do que benefícios’.
Felipe ainda comenta sobre o processo como algo que deve “caminhar bem para o desligamento”, dando tempo o bastante para o brasileiro se preparar para a mudança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desligamento dos serviços
O portal TecMundo ressalta que, o desligamento das redes móveis já iniciou. Todavia, eles ocorrem em um processo lento, envolvendo uma série de etapas.
Ademais, aparelhos que se conectam apenas em redes 2G e 3G seguirão funcionando, mas, sem a possibilidade de conexão via dados móveis. Vale dizer que, pela idade desses dispositivos, a troca é o mais recomendado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais
- Em suma, a Anatel planeja descontinuar as redes móveis 2G e 3G no Brasil de forma gradual, sem prazo oficial definido, buscando evitar impactos abruptos aos consumidores;
- O processo de desligamento já inicou, mas ocorre lentamente, permitindo que usuários se adaptem à transição para tecnologias mais modernas (4G e 5G);
- Ademais, aparelhos exclusivos para 2G/3G perderão conexão de dados móveis, mas continuarão funcionando parcialmente;
- A medida afeta clientes de todas as operadoras (Vivo, Claro, TIM etc.), com foco em modernizar a infraestrutura de telecomunicações no país.
Veja mais notícias sobre a Anatel CLICANDO AQUI.
O que é Anatel e para que serve?
Em suma, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é a agência reguladora responsável por regular, fiscalizar e controlar o setor de telecomunicações no Brasil. Isso inclui serviços de telefonia fixa e móvel, internet, TV por assinatura e muito mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a sua principal função é garantir a qualidade dos serviços, proteger os direitos dos consumidores e promover o desenvolvimento do setor em benefício da sociedade.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br