‘Pessoa de cor’ Âncora da Globo usa termo ofensivo aos negros e gera revolta do Brasil: “Não é fácil”

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/08/2022 13h09

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Âncora da Globo é detonado por público (Reprodução: Montagem TV Foco)

Âncora da Globo usa termo ofensivo aos negros e gera revolta do Brasil

O jornalista Jorge Pontual, correspondente da GloboNews, em Nova Iorque, utilizou um termo considerado preconceituoso aos negros, durante participação ao vivo no jornal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ter cometido esse grave erro, durante o programa das 10, a âncora do jornal, Aline Midlej, não corrigiu seu colega, apesar de ser negra e ativista antirracismo.

Enquanto estava comentando sobre a futura missão espacial norte-americana, Jorge Pontual comentou: “Os primeiros representantes da humanidade a voltar à lua serão um homem e uma mulher, e um deles será uma pessoa de cor, segundo a NASA”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem estava assistindo ao jornal notou na hora as palavras preconceituosas que o jornalista tinha falo, e esperavam que sua colega prontamente o corrigisse, mas isso não ocorreu.

Vale lembrar que Jorge Pontual já está nos Estados Unidos há 26 anos, e esse termo que ele utilizou, por lá, é usado frequentemente para falar dos afro-americanos, ou qualquer etnia que não seja a branca.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Possivelmente o jornalista tenha se confundido em meio as diferentes culturas e idiomas em que transita ao logo dos dias, já que no Brasil a forma correta de falar é “pretos e pardos ou negros”.

Sendo uma confusão ou não, o certo é que o público ficou revoltado com a fala do âncora, e não deixaram de compartilhar a indignação nas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O que seria uma pessoa de cor? Você, por exemplo, é descolorido?”, questionou um dos internautas. Outro comentou: “Usar a expressão ‘pessoa sem cor’ no GloboNews… Não é fácil não”.

Jorge Pontual fala frase preconceituosa, e não foi corrigido por Aline Midlej (Reprodução: Montagem TV Foco)

Jorge Pontual fala frase preconceituosa, e não foi corrigido por Aline Midlej (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.