Leilão, demolição e aniquilado pelo Bourbon: Fim decadente de shopping tradicional de SP entristece paulistas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/12/2024 17h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Bourbon assumiu lugar de shopping derrubado (Foto: Divulgação)

Considerado um dos principais e mais tradicionais pontos da cidade, o espaço comercial não aguentou chegada da concorrência e fechou as portas

Um levantamento da Abrasce revelou que existem 193 shoppings funcionando no estado de São Paulo. Entre eles, o Bourbon, que se tornou um dos mais populares da capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, antes de se estabelecer para o público, o prédio foi sede de um antigo concorrente que marcou a geração passada. Fundado em 1975, o Shopping Center Matarazzo era um dos grandes pontos da Zona Oeste.

Para quem passava próximo, o supermercado interno e um enorme restaurante do McDonald’s no estacionamento chamavam atenção. No entanto, a chegada da concorrência e o aumento do comércio em torno do local acabou fazendo com que diminuíssem o movimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fim foi triste e ficou marcado na memória de quem acompanhou o auge e a decadência do estabelecimento. Ele ficava no número 2010, da Rua Turiassu, ao lado do Parque Antarctica, que virou o atual Allianz Park, sede de shows e jogos.

Shopping Bourbon
O Shopping Bourbon se tornou um dos mais tradicionais de São Paulo (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu com o Shopping Center Matarazzo?

Segundo o Estadão, o West Plaza, que abriu as portas no início da década de 90, deu início à queda do Matarazzo, que, até então, era o pioneiro. Depois disso, a crise foi se estendendo, até que não conseguisse mais bater de frente com a concorrência e pagar as contas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Na época, o shopping tentou inovar com alguns empreendimentos, mas nenhum deu certo. Eles lançaram uma pista de patinação da Maxi-Roller e uma nova praça de alimentação, que não foram suficientes para segurar os clientes. Em 1997, após 22 anos, o estabelecimento foi a leilão.

O acúmulo de dívidas já era alto, girando em torno de IPI, ICMS, entre outros vários impostos. Com isso, já não havia mais escolhas, além de encerrar as atividades. O espaço teve arrematação de R$ 18,5 milhões pelo Grupo Zaffari, que derrubou o antigo prédio e ergueu o Bourbon, lançado em 2008.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shopping Center Matarazzo
O antigo Shopping Center Matarazzo (Foto: Divulgação)

Conclusão

Vale ressaltar que o processo de falência reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.

+ Veja outras empresas que foram do auge à decadência no Brasil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.