Planos de saúde são atingidos por proibição da ANS após o aumento em cancelamentos
A Agência Nacional de Saúde (ANS) junto com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou 18 operadoras de planos de saúde, no último dia 24 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, segundo informações do G1, foi detectado um aumento no índice de rupturas unilaterais de contratos no registro de Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs).
Contudo, para aqueles que não sabem, a NIPs é um instrumento da ANS para intermediar as disputas entre planos e beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, os planos que foram atingidos pela proibição são: Unimed Nacional, Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica, Porto Seguro Saúde, Golden Cross, GEAP Saúde, ASSEFAZ, Omint, One Health, Prevent Senior, Assim Saúde, MedSênior, Care Plus, Unidas, FenaSaúde, Abramge e Ameplan.
Desta maneira, em nota, a Abramge disse que recebeu a notificação e “está à disposição para contribuir com informações técnicas na busca por elucidar pontos importantes sobre as operadoras dos planos de saúde e às regras a que estão submetidas”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei em vigor traz 4 benefícios aos idosos no plano de saúde, incluindo fim do reajuste, em 2025
● Nem Bradesco Saúde, nem SulAmérica: Gigante nº1 mais barato dos planos garante convênio por menos de R$100
● Fim do reajuste e +6 benefícios: Lei do plano de saúde em vigor traz pacote com 7 vitórias aos idosos 60+
“A entidade reafirma seu compromisso institucional na busca pela sustentabilidade do setor de saúde suplementar, que tem como objetivo oferecer atendimento eficiente e de qualidade ao beneficiário”, disse a operadora.
Desse modo, a secretaria alegou o prazo de 10 dias para as operadores informarem o número de cancelamentos unilaterais realizado por cada empresa em 2023 e 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, também será necessário informas os motivos para os procedimentos, quantos e qual era a faixa etária dos clientes que tiveram as apólices canceladas.
“Ademais, cabe destacar os beneficiários que estão em tratamento, seja para câncer, autismo ou qualquer outra situação que exija prestação de assistência contínua ou a longo prazo”, comunicou o governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como cotar um plano de saúde?
- Pesquise as operadoras de saúde
- Compare os tipos de plano
- Analise o seu perfil
- Identifique coberturas e abrangência
- Entenda os termos relacionados à carência
- Condições para reajustes e cobranças
- Leia atentamente o contrato