Decreto da ANS: Nova regra faz reajuste no teto do seu plano de saúde em 2025

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu o novo teto para o reajuste anual dos planos de saúde em 2025

26/06/2025 9h10

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ilustração hospital e plano de saúde, e ANS (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

ANS define novo teto para reajuste em plano de saúde

Na última segunda-feira, 23, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu o novo teto para o reajuste anual dos planos de saúde individuais e familiares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida valerá de forma retroativa a partir de maio de 2025 até abril de 2026 e atingirá cerca de 8,6 milhões de beneficiários.

Reajuste anual de plano de saúde

De acordo com informações do G1 e apurações do TV Foco, o teto do reajuste anual dos planos de saúde será de 6,06%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, planos coletivos, como empresariais ou por adesão, não entram na regra do reajuste de até 6,06%.

Além disso, a operadora poderá aplicar o novo reajuste no mês em que o plano foi contratado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“A partir do anúncio do teto máximo de reajuste, os beneficiários devem ficar atentos aos seus boletos de pagamento e observar se o percentual aplicado é igual ou inferior ao definido pela ANS (6,06%), e se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato, que é o mês em que o contrato foi firmado”, diz a agência em nota oficial.

Aumento em serviços

A ANS estabelece o reajuste de acordo com o aumento das despesas assistenciais das operadoras com os atendimentos realizados em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Isso inclui tanto o custo dos procedimentos quanto a frequência com que os beneficiários utilizaram os serviços. Nosso objetivo é garantir equilíbrio ao sistema: proteger o consumidor de aumentos abusivos e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentabilidade do setor”, disse Carla Soares.

Segundo a ANS, em comparação com 2023, as despesas assistenciais nos planos individuais aumentaram 9,35% em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa variação observada nos custos assistenciais reflete o aumento dos preços dos serviços e insumos de saúde, bem como aumento no padrão de consumo de serviços de saúde associado a incorporações no rol de procedimentos da saúde suplementar”, diz a agência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.