“Pode ter cobrança”: Comunicado do Banco Central traz 2 casos de PIX taxado para CPFs no Brasil em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central define mudanças que afetam o PIX (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/BC/Freepik)

Banco Central tira as dúvidas de uma vez por todas: Entenda o que faz o serviço de PIX ser taxado para lista de CPFs neste ano de 2025

Desde seu lançamento através do Banco Central, no ano de 2020, o PIX se consolidou como a ferramenta prática e gratuita usada na maioria das transações brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, rumores sobre uma possível taxação do PIX têm gerado dúvidas entre os usuários, especialmente após a circulação de informações incorretas nas redes sociais.

Porém, a partir de informações divulgadas pelo próprio Banco Central, a equipe especializada em economia do TV Foco traz importantes alertas quanto a essa dúvida, em que caso as taxas atingem lista de CPFs e o papel da autarquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central deixa esclarecimento sobre o PIX (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/BC)

Como funciona o Pix?

Primeiramente, é bom deixar claro que não houve mudanças nas regras do Pix e que a maioria das transações permanecem isentas.

Gratuito sim, porém depende…

Entretanto, o Banco Central definiu dois casos que implicam cobrança para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, veja abaixo os casos em que os mesmos possuem isenção garantida:

Essas regras também abrangem operações como saques, com limite de gratuidade de até oito transações por mês, proporcionando facilidade e economia para os usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, em que casos eu posso ser cobrado?

Sendo assim, segundo o Banco Central, “Só pode ter cobrança” se o cliente:

PIX continua sendo uma ferramenta gratuita e inclusiva ( Foto Reprodução/Internet)

No caso das contas de pessoas jurídicas, as instituições podem cobrar em casos de:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAS ATENÇÃO! Essas regras não se aplicam ao Pix Saque e Pix Troco. Nesses casos, é gratuito para pessoas físicas até 8 transações de Pix Saque ou Troco por mês, das quais podem ser descontadas até 4 operações de saque tradicional.

Em relação a pessoas jurídicas, a cobrança de tarifa é possível a partir da primeira transação.

Qual é o papel do Banco Central quanto ao PIX?

O Banco Central, embora não defina os valores das tarifas, atua como regulador e provedor da infraestrutura do recurso, estabelecendo limites para evitar abusos tarifários.

Banco Central segue monitorando o sistema e assegurando a sua eficiência (Foto: Reprodução/ Internet)

E o Banco Central, por sua vez, segue monitorando o sistema e tomando medidas para assegurar a eficiência e a acessibilidade do Pix, garantindo que o serviço continue a beneficiar a população sem comprometer seu orçamento.

Mas, para saber mais informações do Banco Central, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile