“Decisão do Banco Central”: Anúncio de Renata Lo Prete no JG crava novo decreto que cai como bomba à poupança

Renata Lo Prete surpreende ao expor comunicado do Banco Central no Jornal da Globo
A âncora Renata Lo Prete pegou inúmeros adeptos da poupança de surpresa ao expor uma decisão do Banco Central durante uma edição do Jornal da Globo. Ação da instituição aqueceu o mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem acompanha o jornal da noite, sabe que as principais notícias do dia costumam ser repercutidas no telejornal, mesmo que já tenham sido exposta em outros telejornais.
E na edição que foi ao ar no dia 24 de março, Renata Lo Prete comentou sobre a decisão do Banco Central em reduzir a Taxa Selic. Para quem não sabe, ela é responsável por determinar quanto a poupança vai render.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, Renata Lo Prete expôs quanto ela reduziu naquela ocasião: “O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a Taxa Selic em 0,5% para 10,75% ao ano. É a sexta redução da selic”, disse ela. A taxa básica de juros da economia estava em 11,25%.
Vale destacar que essa taxa caiu novamente após essa decisão do Banco Central. De acordo com informações da Forbes Brasil, em nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realizada no dia 8 de maio, foi determinado que a Taxa Selic cairia de 10,75% para 10,5%.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

COMO A SELIC FETA A POUPANÇA?
De acordo com informações do IstoÉ Dinheiro, enquanto a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, a poupança tem uma rentabilidade de 0,5% ao mês. Veja abaixo como funciona:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Quando a taxa Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, somada à Taxa Referencial (TR);
- Quando a taxa Selic for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa Selic, somada à Taxa Referencial (TR).
Sendo assim, essa segunda redução da Taxa Selic ainda não vai afetar a poupança. Mas, essas quedas suscetivas, se seguirem assim, vai ser ruim para quem guarda dinheiro na poupança, tendo em vista que o rendimento poderá cair também. Por isso a notícia foi como uma bomba para esses correntistas.

A POUPANÇA É ISENTA DE IMPOSTO DE RENDA?
Não, e se você tem dinheiro guardado na poupança, precisa declarar este valor. A Receita Federal exige que as poupanças com saldo superior a R$ 140 sejam declaradas, conforme informações do Uol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br