“Hoje”: Anúncio decisivo de Simone Tebet atinge Banco Central com desfecho do Real após 30 anos no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/08/2024 10h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Simone Tebet e notas de cem reais (Fotos: Reproduções / Celso Tavares/g1 / Canva)

Ministra do planejamento, Simone Tebet, faz anúncio envolvendo desfecho do Real após 30 anos e brasileiros ficam impactados

A Ministra do Planejamento, Simone Tebet, está focada em trazer melhorias para a população brasileira. No Instagram, ela costuma fazer pronunciamentos importantes envolvendo a economia e novos projetos do Governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 25 de julho deste ano, a ministra fez um anúncio envolvendo o Banco Central com o desfecho do Real após 30 anos no Brasil. Nesta quinta-feira, 08, iremos relembrar o assunto.

Mesmo com o aumento do uso do cartão, seja em débito ou crédito, e do PIX, inúmeros brasileiros ainda preferem utilizar as cédulas em papel para pagar suas compras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com a utilização do papel, muitos brasileiros se questionam se o Real continuará no mercado devido ao avanço dos novos meios do pagamento. No anúncio, Simone Tebet confirmou o desfecho do meio.

Acontece que a ministra do planejamento fez um anúncio sobre a estabilidade do Plano Real na economia brasileira. Criado em 1994 para resolver uma das maiores crises inflacionárias do país, o modelo segue forte e completou 30 anos em 2024.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

ANÚNCIO

Na publicação, Simone Tebet expôs o encontro de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, que ajudou na criação do Plano Real, e outros políticos.

“Celebramos 30 anos do Plano Real com um gesto de civilidade democrática e um encontro de estadistas entre os presidentes Lula e Fernando”, iniciou a ministra, que continuou:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Plano Real estabilizou nossa economia, controlou a hiperinflação e criou uma moeda forte, recuperando a confiança dos investidores e consumidores”, afirmou Simone Tebet.

Por fim, o grande desfecho da moeda, em 2024, continua sendo estável, uma vez que não criaram outra em 30 anos. A ministra reforçou que o modelo continuará forte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, com o presidente Lula, voltamos a ser a oitava economia do mundo. Sob liderança do presidente, estamos focados na reconstrução do Brasil e em garantir estabilidade econômica. O mesmo objetivo do Plano Real”, finalizou Simone Tebet.

CRIAÇÃO DO PLANO

No dia 1º de julho de 1994, o Brasil implementava o Plano Real, que se baseou em três pilares: controle fiscal, equiparação ao dólar e criação de uma moeda forte.

De acordo com informações G1, o plano teve início no fim de 1993, com um ajuste fiscal para diminuir os gastos do governo e aumentar suas receitas.

Na época, foi promovido com um corte de US$ 22 bilhões no Orçamento, além de um aumento de 5% nas alíquotas de todos os impostos nacionais. Desde então, o plano real segue dando certo.

Qual nota vai sair de circulação?

Mesmo com o sucesso do Plano Real, as cédulas da primeira família do real irão parar de circular, segundo informações do portal CNN.

Mas, o brasileiro não deverá se preocupar com a troca, uma vez que o recolhimento será feito pelos próprios bancos quando uma agência receber a nota por meio de algum pagamento ou depósito.

As cédulas que serão recolhidas pelos bancos representam cerca de 3% do dinheiro em circulação atualmente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.