O anuncio de Eduardo Paes para suspender serviço vital da Uber e reviravolta confirmada no RJ em 2025

Eduardo Paes anunciou uma proibição que atinge em cheio a Uber, com a suspensão de um serviço vital, e uma reviravolta no RJ
Durante seu mandato, Eduardo Paes cravou uma proibição de serviço vital da Uber no Rio de Janeiro, atingindo milhares de usuários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, teve uma reviravolta e neste ano de 2025 tudo segue como antes, sem que houvesse mudanças drásticas no aplicativo.
O time do TV Foco especializado em Serviços, a partir de informações do portal ‘G1’, traz à tona um desejo de Eduardo Paes sobre a Uber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque em janeiro de 2023 ele fez um anúncio em que proibiria o serviço de moto do aplicativo, para não atrapalhar os mototaxistas.
A história da Uber
- A Uber surgiu em março de 2009, portanto está prestes a completar seus 16 anos de história;
- Chegou ao Brasil em maio de 2014, sendo o Rio de Janeiro a primeira cidade a receber os serviços da empresa;
- Atualmente está presente em 70 países e atende mais de 10 mil cidades todos os dias;
- A New York Stock Exchange avalia a empresa em cerca de 82 bilhões de dólares.
Anuncio de Eduardo Paes
De acordo com o portal ‘G1’, o Prefeito Eduardo Paes anunciou em janeiro de 2023 que proibiria o Uber moto no Rio de Janeiro.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Óbvio que vou proibir, querem é tirar dinheiro agora dos mototaxistas. Vamos fiscalizar e tirar da sua se se engraçarem aqui”, comentou ele na época.
Essa notícia surpreendeu a todos, já que diversas pessoas utilizavam essa modalidade, e a empresa se defendeu em nota oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Embota a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagens com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo”, disse a Uber.

Reviravolta em 2025
Apesar desse anúncio de Eduardo Paes, em 2023, nada mudou sobre a execução do serviço na cidade do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive a Uber comemorou no dia 31 de janeiro de 2025 os dois anos que atuam com moto na cidade carioca.
Segundo a empresa, mais de 100 mil motociclistas já se cadastraram no aplicativo para transportar passageiros no Rio de Janeiro.
Além disso, mais de 3 milhões de pessoas já utilizaram esse tipo de serviço, mostrando a importância de mantê-lo em atividade.
“Desde o lançamento em 2023, o Uber Moto tem tido um papel importante na democratização da mobilidade urbana, oferecendo viagens mais acessíveis, especialmente em trajetos curtos e conectando com o transporte público”, destacou em nota.

Conclusões finais
Em 2023 Eduardo Paes anunciou que proibiria o serviço de moto Uber no Rio de Janeiro, para não prejudicar os mototáxis.
Porém, no dia 31 de janeiro de 2025 a empresa comemorou dois anos que oferece o serviço na cidade carioca.
Quantas pessoas já usaram Uber no Brasil?
De acordo com os dados divulgados pela Uber, 125 milhões de brasileiros já utilizaram o aplicativo da pelo menos uma vez.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br
