Comunicado sobre fim de gratuidade nos ônibus abala lista de idosos 60+

Câmara de Vereadores de Gravataí aprovou um projeto de lei que retira a gratuidade nos ônibus para idosos entre 60 a 64 anos
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Passageiros em ônibus (Foto: Canva)

Câmara aprova fim da gratuidade em ônibus a lista de idosos entre 60 e 64 anos

Na última terça-feira, 18, a Câmara de Vereadores de Gravataí aprovou um projeto de lei que retira a gratuidade no transporte coletivo municipal para pessoas entre 60 e 64 anos. A medida vai de acordo com o Estatuto do Idoso, que garante o benefício apenas a partir dos 65 anos de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prefeito Luiz Zaffalon (PSDB), autor do Projeto de Lei 29/2025, argumenta que o país vive uma nova realidade, de acordo com o portal Seguinte.

A expectativa de vida do brasileiro ultrapassa os 75 anos, e, após a Reforma da Previdência a idade mínima da aposentadoria mudou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, muitos idosos entre 60 a 64 anos ainda trabalham e possuem renda.

O fato justificaria o fim da gratuidade do transporte público para essa faixa etária.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a prefeitura, manter a gratuidade para pessoas a partir dos 60 anos gerava um desequilíbrio financeiro no sistema de transporte coletivo.

Isso porque, a gratuidade custava cerca de R$ 1 milhão por ano, valor que acabava sendo compensado com subsídios públicos e aumento das tarifas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o aumento da tarifa no transporte público afeta todos os usuários, principalmente os mais pobres.

Além disso, o transporte público no Brasil já enfrenta dificuldades estruturais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A concorrência com aplicativos de transporte e a queda de passageiros após a pandemia da Covid-19 agravaram a situação.

Desse modo, os defensores da medida afirmam que o poder público precisa repensar os benefícios para garantir a sustentabilidade do sistema.

Quem votou contra o fim da gratuidade nos ônibus para idosos?

A vereadora Vitalina Gonçalves (PT) questionou a mudança e os dados financeiros que a empresa concessionária do transporte, a Sogil, apresentou.

Além disso, a vereadora reforça que o governo municipal só deveria promover uma alteração desse tipo após realizar a nova licitação do serviço, prevista para o próximo ano.

Vitalina ressaltou que a gratuidade era restrita a idosos com renda de até dois salários mínimos, o que, em sua visão, já representava um critério de justiça social.

Votaram a favor do projeto:

Votaram contra o projeto:

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile