“Não pode ser”: Anúncio de Simone Tebet sobre decreto do Banco Central atinge em cheio poupanças da Caixa

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

21/06/2024 23h53

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Simone Tebet - Caixa - Banco Central (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Todos que possuem poupança na Caixa foram pegos de surpresa com decreto do Banco Central e decisão de Simone Tebet

O anúncio da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sobre um novo decreto do Banco Central, gerou uma onda de apreensão entre os correntistas da Caixa Econômica Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, que afeta diretamente as poupanças dos brasileiros, promete provocar debates acalorados sobre a gestão e a estabilidade econômica do país.

Simone Tebet revelou que não pretende desassociar o salário mínimo da aposentadoria (Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Simone Tebet (Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Acontece que a a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou à CNN que o Banco Central não deve considerar uma taxa de juros em torno de 9% ao ano como o limite mínimo para o atual ciclo de redução de juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Isso não pode ser o piso”, declarou Tebet de forma categórica ao ser questionada se ela acredita que a Selic em 9% seria o mínimo que o BC conseguiria atingir em 2024.

Para quem não lembra, em março, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros pela sexta vez consecutiva em 0,5 ponto percentual, passando de 13,75% em agosto do ano passado para 10,75% atualmente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

Nova mudança

Em uma decisão unânime na quarta-feira, 19 de junho de 2024, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) optou por manter a taxa básica de juros (Selic) em 10,5% ao ano. Essa decisão encerra o ciclo de quedas da Selic, iniciado em agosto de 2023, quando a taxa estava em 13,75%.

Segundo o Exame, a principal razão para a manutenção da Selic foi a pressão inflacionária. O índice de inflação oficial do Brasil (IPCA) acumula alta de 11,31% nos últimos 12 meses, acima da meta do BC de 3,5% ao ano para 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poupanças afetadas

A taxa Selic, a famosa “taxa básica de juros”, é como um maestro que rege a orquestra da economia brasileira. Ela influencia diversos instrumentos financeiros, inclusive a queridinha dos brasileiros: a caderneta de poupança. 

Poupança possui um rendimento que varia de acordo com a Taxa Selic (Reprodução: Internet)
Poupança possui um rendimento que varia de acordo com a Taxa Selic (Reprodução: Internet)

Quando a Selic sobe, a poupança nem sempre acompanha o ritmo na mesma velocidade. Isso acontece porque a rentabilidade da poupança segue uma regra específica:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR).
  • Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + TR.

Segundo a CNN, quando a Selic está acima de 8,5%, a poupança rende um valor fixo de 0,5% ao mês, mais a TR, que geralmente é bem baixa. Já quando a Selic fica abaixo desse valor, a poupança rende 70% da Selic, o que pode ser mais vantajoso.

Como abrir uma conta na Caixa?

Para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, você deve:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Comparecer a uma agência da Caixa com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
  2. Preencher a ficha proposta de abertura de conta.
  3. Escolher o tipo de conta desejada (corrente, poupança, etc.).
  4. Assinar os contratos necessários.
  5. Aguardar a análise e aprovação dos documentos apresentados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.