ANVISA faz comunicado urgente às donas de casa que consomem castanha

ANVISA alerta donas de casa e consumidores de produtos naturais sobre riscos do consumo de uma linha de castanha da índia.

11/05/2025 4h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
ANVISA traz alerta para donas de casa que consomem castanhas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

ANVISA alerta donas de casa e consumidores de produtos naturais sobre riscos do consumo de uma linha de castanha da índia, uma das mais aclamadas

No fim de abril, a ANVISA emitiu um alerta sanitário nacional direcionado especialmente às donas de casa e demais consumidores habituais de produtos naturais, como a Castanha-da-Índia, frequentemente adquiridos por seus supostos benefícios à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, muitas dessas mulheres são responsáveis pela administração da saúde familiar e recorrem a alternativas fitoterápicas por tradição ou economia.

No entanto, foram detectadas certas irregularidades na comercialização da Castanha-da-Índia pela marca MULTIVITTA, o que motivou a proibição imediata de todos os lotes do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Noz-pecã, sementes de chia e amêndoas.
Castanhas (Foto: Reprodução/Internet)

A medida visou proteger diretamente esse público, os quais podem expor consumidores a riscos sérios sem nem ao menos saber.

Sendo assim, a partir de informações oficiais da resolução, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco levantou mais detalhes da proibição e os seus respectivos riscos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O que motivou a proibição da Castanha-da-Índia da MULTIVITTA?

A RESOLUÇÃO nº 1.581, publicada no Diário Oficial da União em 25 de abril de 2025, determinou a proibição da Castanha-da-Índia da marca MULTIVITTA, a qual era amplamente vendida em um site e-commerce, após a mesma não apresentar o registro sanitário e sem Autorização de Funcionamento (AFE) junto à ANVISA.

Que, conforme mencionamos em diversas matérias anteriores, é um dos riscos mais graves, uma vez que representa a falta de garantia na qualidade e eficácia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resolução da ANVISA contra linha de produtos naturais (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/ANVISA)
Resolução da ANVISA contra linha de produtos naturais (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/ANVISA)

Além disso, a autarquia alegou que a marca não possuía autorização para ser comercializada com fins terapêuticos ou farmacêuticos, conforme alegado em seu rótulo.

De acordo com a ANVISA, a decisão tem fundamento no artigo 7º, inciso XV, da Lei nº 9.782/1999, que permite à agência aplicar medidas de fiscalização urgentes em caso de ameaça à saúde coletiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importância da marca e manifestações:

Até a finalização desta matéria, a empresa responsável pela marca MULTIVITTA não emitiu qualquer comunicado público sobre a medida cautelar imposta pela ANVISA.

No entanto, a MULTIVITTA se apresenta como uma marca voltada ao bem-estar, com presença crescente em sites de suplementos e redes sociais.

Além disso, ela é uma empresa que se posiciona como referência em produtos naturais.

Quais riscos os consumidores correm ao consumir produtos naturais sem registro da ANVISA?

A castanha-da-índia (Aesculus hippocastanum) é uma semente conhecida por seus efeitos sobre a circulação sanguínea e alívio de varizes, dores nas pernas e inchaços.

No entanto, quando manipulada sem controle técnico ou distribuída fora dos padrões legais, ela pode provocar:

  • Reações gastrointestinais;
  • Intoxicação;
  • Problemas hepáticos;
  • E, dependendo dos casos, gera problemas neurológicos.

E a situação se torna ainda mais preocupante pelo fato de esses produtos estarem sendo adquiridos sem prescrição, baseando-se apenas na confiança gerada pela propaganda digital.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Castanhas comercializadas sem registro podem significar riscos à saúde (Foto: Reprodução/ Internet)

Conclusão:

Em suma, donas de casa e famílias que confiam em soluções naturais devem redobrar o cuidado com a procedência dos produtos.

Como ocorreu com a Castanha-da-Índia da MULTIVITTA, vendida sem registro, e que foi proibida pela ANVISA após representar riscos concretos à saúde. Mas, para saber mais sobre outras proibições e decretos da ANVISA, clique aqui. *

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.