“Todo o estoque”: ANVISA anuncia proibição de 6 produtos de limpeza populares e traz alerta às 50+

A Anvisa precisou agir às pressas para anunciar a proibição de 6 produtos de limpeza populares. Eles acabaram sendo arrancados dos supermercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, o órgão federal precisou agir às pressas fazendo uma proibição contra 6 produtos de limpeza populares e trouxe um alerta importante para as 50+.
Isso porque as empresas reprovaram nas medidas de segurança da Anvisa e tiveram seus produtos arrancados das prateleiras de todos os surpermercados do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho de 2022, o portal Gov.br, mostrou que Anvisa proibiu 6 produtos de limpeza, sujeitos à vigilância sanitária. Aliás, os detalhes acabaram vindo à tona.
Acontece que eles constaram que os produtos e lotes comercializados não possuíam registro no órgão e por conta disso acabaram sendo proibidos de serem fabricados.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Quais produtos e empresas foram notificadas?
| Decapante Limpeza Pesada | E G Cascão ME |
| Gávea Alumicar V | Gávea Química do Brasil Ltda. |
| Detergente Tá Limpo e todos outros produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa | L.E Rodrigues Moura Material de Limpeza Ltda. |
| Desengraxante Yellow Flex e todos outros produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa | Giovana Rubia de Miranda Salvador ME |
| Saneantes e demais produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa | Indequil Indústria de Derivados Químicos Ltda. (sem registro) |
| Saneantes e demais produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa | Ray Clean Indústria e Comércio Ltda. (sem Autorização de Funcionamento para fabricação de saneantes) |
Pronunciamento
Não encontramos nenhum pronunciamento das empresas notificadas pela Anvisa. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da nota. Assim, como apenas os lotes em questão acabaram sendo comprometidos, acredita-se que as marcas voltaram a funcionar normalmente.
Considerações finais
A Anvisa surpreendeu ao realizar uma proibição contra 6 marcas de produtos de limpeza. Mas, eles acabaram sendo retirado dos mercados. Acredita-se que os produtos voltaram ao comércio, pois apenas os lotes notificados estavas descumprindo as normas da agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br