Suspensão e retirada de prateleiras: Anvisa baixa decreto contra creme hidratante nº1 das 50+ após descoberta

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/02/2025 10h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Mulher chocada, cremes e logo da Anvisa (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Manter a pele hidratada é essencial para garantir uma aparência saudável e evitar o ressecamento. Desse modo, é comum buscar os melhores cremes hidratantes para restaurar a maciez e a elasticidade da pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Normalmente, o ressecamento pode surgir por diversos fatores, como mudanças climáticas, envelhecimento e até a falta de cuidados adequados.

Porém, existem diversos cremes hidratantes potentes para evitar o ressecamento excessivo da pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os inúmeros produtos disponíveis no mercado da beleza, o Fisiogel A+E Loção, da empresa Megalabs Farmacêutica, se destaca por sua fórmula nutritiva e altamente hidratante.

O Fisiogel A+E é uma loção cremosa e hidratante para uso diário, que oferece alívio imediato e prolongado contra a coceira.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, o produto ajudar a diminuir a vermelhidão e a sensação de irritação causadas pela pele ressecada e sem elasticidade.

Proibição

No entanto, um alerta importante foi emitido recentemente após estudos internos da fabricante e dados divulgados pela Anvisa apontarem uma alteração no aspecto físico do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante dessa descoberta, no dia 23 de janeiro de 2025, a Anvisa determinou a suspensão da comercialização e do uso do Fisiogel A+E Loção, além de exigir o recolhimento de três lotes do produto.

De acordo com informações apuradas pelo portal TV Foco e informações do O Globo, os lotes afetados, que não devem ser utilizados ou adquiridos, são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 241154
  • 241155
  • 241156

Porém, lembre-se: A medida impactou apenas os lotes citados, garantindo que os demais produtos da marca continuem disponíveis para venda normalmente.

Mulher passando creme na perna (Foto: Canva)
Mulher passando creme na perna (Foto: Canva)

Posicionamento da Megalabs Farmacêutica

A Megalabs Farmacêutica informou à Anvisa que já havia iniciado o recolhimento voluntário dos lotes mencionados desde o final de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a empresa, eles adotaram essa medida de forma preventiva após identificarem uma alteração no aspecto físico da loção.

A iniciativa demonstra a preocupação da Megalabs Farmacêutica com a segurança dos consumidores e reforça seu compromisso com a qualidade e confiabilidade de seus produtos.

Após a notificação da Megalabs Farmacêutica, a Anvisa determinou o recolhimento dos três lotes citados no Diário Oficial da União.

Considerações finais

Em suma, no dia 23 de janeiro de 2025, a Anvisa ordenou o recolhimento de três lotes do Fisiogel A+E Loção, fabricado pela Megalabs Farmacêutica, devido a uma mudança em seu aspecto físico. A empresa já havia iniciado o recolhimento voluntário desde o final de 2024.

Veja mais informações sobre a Anvisa clicando aqui.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

Como se manter protegido ao comprar cosméticos?

Por fim, para se proteger ao comprar cosméticos e evitar riscos à saúde, siga estas dicas:

  • Primeiramente, compre o produto em locais de confiança, como farmácias, lojas especializadas e sites oficiais das marcas;
  • Evite produtos de procedência duvidosa ou vendidos sem nota fiscal;
  • Confira se o produto possui registro na Anvisa (número do processo ou selo de autorização);
  • Observe informações como prazo de validade, composição e modo de uso;
  • Embalagens amassadas, com vazamentos ou lacres rompidos podem indicar problemas;
  • Cuidado com falsificações;
  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado;
  • Compare rótulos e embalagens com os vendidos em lojas oficiais;
  • Fique atento a componentes que podem causar alergias ou irritações;
  • Pesquise reclamações sobre o produto em órgãos como Procon e Reclame Aqui;
  • Acompanhe comunicados da Anvisa sobre produtos proibidos ou recolhidos;
  • Armazenamento correto.
Ilustração cosméticos (Foto: Canva)
Ilustração cosméticos (Foto: Canva)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.