Anvisa comunica proibição de item popular em doces e bolos e deixa brasileiros em alerta
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é tida como um dos principais órgãos do Brasil. A autarquia, vale dizer, é a responsável pela regulação e fiscalização de diversos produtos e serviços no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão possui o dever principal de proteger a saúde dos brasileiros e sempre manter o controle de diversas situações, tanto liberando o consumo e uso de produtos, serviços, como também os proibindo. Aliás, dessa vez, a autarquia vinculada ao Ministério da Saúde realizou uma proibição que atinge os amantes de doces.
Proibição da Anvisa
Em suma, de acordo com a autarquia, plásticos, incluindo o polipropileno (PP) micronizado, não estão autorizados para uso na composição de alimentos, sejam eles preparados ou industrializados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os fabricantes e confeiteiros não podem usar pó decorativo ou glitter com “PP micronizado” em produtos de confeitaria ou na decoração de alimentos. Esses materiais devem ser usados apenas em objetos decorativos não comestíveis, como cenários de festas.
Logo, a Anvisa classifica como alimentos os produtos usados para colorir bolos, doces e similares, tanto em confeitarias quanto em ambientes domésticos. Assim, devem ter produção a partir de ingredientes e aditivos alimentares autorizados pela Anvisa. A autarquia autoriza o uso apenas depois de avaliar a segurança para o consumo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uso restrito
Dessa forma, a Anvisa só autoriza plásticos previamente aprovados para uso em materiais que entram em contato com alimentos, como embalagens e utensílios.
Se considerado seguro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária inclui o material em listas positivas, podendo definir limites máximos de migração de substâncias e determinar condições específicas de uso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, consumidores e profissionais de confeitaria precisam ler com atenção os rótulos na hora da compra. Lojas especializadas em festas podem vender, no mesmo local, pós decorativos, sem ser comestíveis, e outros pós decorativos, adequados para consumo humano.
Como fazer uma denúncia à Anvisa?
Em suma, para fazer uma denúncia à Anvisa, você pode usar o portal Fala.BR para registro online (anônimo ou identificado), acessar o chat no site da Anvisa ou ligar para a central de atendimento telefônico no número 0800 642 9782. Em geral, é necessário descrever a denúncia com detalhes e, se possível, incluir documentos e informações sobre o local e os envolvidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja mais notícias sobre a Anvisa CLICANDO AQUI.
