Anvisa comunica proibição de sabonete popular no Brasil e faz alerta em 2025

Anvisa traz comunicado importante sobre proibição de sabonete popular e todos que usam esse produto vão precisar de atenção a ele

01/11/2025 19h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa traz alerta sobre sabonete (Foto: Divulgação)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) surpreendeu o público ao comunicar que um sabonete popular está com a venda barrada. É um produto já conhecido e a decisão surpreendeu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de um sabonete líquido da empresa Dell Cosméticos LTDA epp. Ele já é um produto consolidado no mercado, mas, a Anvisa barrou pela falta de registro. No site Consulta, eles comentaram sobre o parecer:

“Considerando a fabricação e comercialização de produto cosmético sem registro sanitário infringindo o art. 12 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976, e tendo em vista o previsto nos arts 6º e 7º da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer quando isso ocorre?

Quando a Anvisa barra um produto, fica proibido sua distribuição, propaganda, comercialização e fabricação, além do uso por parte dos clientes. E como resultado, é necessário fazer o recolhimento.

Além disso, ao público fica o aviso de não utilizar o produto. Por não ter registro, a Anvisa não tem como afirmar se todos os protocolos que permitem o uso foram respeitados. Sendo assim, não é bom utilizar.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

E ainda corre o risco do produto fazer mal para a pele do cliente, afinal, não se sabe que tipo de componentes está presente na fórmula. Então, nesses casos, o conselho é não usar.

No site Consulta da Anvisa você pode ter acesso a todos os produtos que estão barrados pelo órgão. A instituição está sempre de olho em tudo que pode fazer mal aos clientes e deixa o aviso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, sempre que for comprar algo, certifique-se de que a Anvisa aprova o uso. Produtos não inspecionados podem ser maléficos e dependendo do caso, até letais para a saúde.

Como denunciar um produto a Anvisa?

Caso você conheça alguma empresa que está atuando sem o devido registro sanitário, vale a pena denunciar. Abaixo, um passo a passo de como fazer isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo site:

  • Acesse falabr.cgu.gov.br.
  • Crie um cadastro ou faça login com sua conta gov.br.
  • Clique no ícone de denúncia e preencha o formulário com o máximo de detalhes sobre o produto e o problema.

Além disso, tem a opção de usar a ouvidoria da Anvisa (Via site ou telefone):

  • Online: No site da Anvisa (gov.br/anvisa), acesse a área da Ouvidoria e utilize o formulário “Fale Conosco” ou o Webchat.
  • Telefone: Ligue para o 0800 642 9782 (ligação gratuita), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA DA ANVISA

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.