Alerta as donas de casa: Anvisa confirma recolhimento de farinha n°1 no Brasil após descoberta

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/02/2025 21h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa - Farinha (Foto: Reprodução)

Alerta às donas de casa sobre o recolhimento de farinha n°1 no Brasil após a Anvisa confirmar descoberta de irregularidade que afeta a segurança alimentar

A Anvisa emitiu um alerta para as donas de casa de todo o Brasil após confirmar o recolhimento de lotes de farinha n°1 comercializada no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi tomada após a descoberta de irregularidades que comprometem a segurança do produto.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações da Anvisa, detalha os motivos para proibição contra marca de farinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão da Anvisa

  • Em 13 de setembro de 2024, a Anvisa suspendeu a venda e o uso de lotes da farinha de milho flocada “Flocão Cordeiro 500g”.
  • A suspensão foi determinada pela Resolução-RE nº 3.409, publicada pela Anvisa.
  • A medida afeta a comercialização e distribuição de produtos fabricados pela Cordeiro LTDA.
  • A decisão foi tomada devido a problemas de qualidade e segurança alimentar identificados nos lotes.
  • A Anvisa orientou a retirada imediata dos produtos afetados do mercado e o descarte adequado.

A empresa adotou a medida após realizar um recolhimento voluntário dos produtos, devido a inconsistências na frase de alerta de alergênicos presente nos rótulos.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
A marca de farinha arrancadas dos mercados pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Especificamente, a frase mencionava o compartilhamento de equipamentos na produção de alimentos com e sem glúten, o que poderia gerar dúvidas sobre a presença ou ausência desse alérgeno, especialmente para consumidores com restrição ao glúten.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Produtos afetados

Os lotes afetados, com validade de 12 de setembro de 2024 a 23 de maio de 2025, incluem: A13, A17, A10, A21, A12, A24, A22, A25, A07, A09, A19, A12, A15, A20, A22, A23, A26 e A01.

A Anvisa, em conformidade com o art. 21 do Decreto-Lei nº 986/1969 e o art. 1º da Lei nº 10.674/2003, determinou a suspensão da comercialização, distribuição e uso desses lotes, visando proteger a saúde dos consumidores e garantir a segurança alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escolha da empresa

É importante destacar que a empresa tomou a iniciativa de realizar o recolhimento voluntário dos produtos, demonstrando responsabilidade e compromisso com a segurança dos consumidores.

Essa ação preventiva contribui para a confiança do público na marca e no setor alimentício como um todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Marca de farinha recebeu notificação da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Por fim, para os consumidores que adquiriram os produtos afetados, recomenda-se entrar em contato com a empresa para orientações sobre a devolução ou troca dos itens.

Além disso, é aconselhável verificar a validade e o lote dos produtos em estoque para garantir que não estejam entre os lotes suspensos.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Registre uma denúncia junto à Anvisa pela Ouvidoria, usando a plataforma Fala.BR, onde você pode enviar manifestações detalhadas.

Em seguida, ao preencher o formulário eletrônico, forneça informações precisas e, se possível, inclua evidências como fotos ou documentos que auxiliem na apuração.

Porém, o prazo para resposta é de até 30 dias. Além disso, alternativamente, você pode entrar em contato pelo telefone 0800 642 9782, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira.

Anvisa ligou o sinal de Alerta (Reprodução: Ascom)
Anvisa ligou o sinal de Alerta (Reprodução: Ascom)

CONCLUSÃO 

Por fim, a Anvisa continua monitorando a situação e reforça a importância de os consumidores estarem atentos às informações divulgadas pelos órgãos oficiais e pelas empresas responsáveis, a fim de assegurar a ingestão de alimentos seguros e de qualidade.

Veja também matéria especial sobre: Atenção donas de casa: Decreto da Anvisa crava proibição contra tempero n°1 após grave descoberta.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.