Proibição geral nas farmácias: A descoberta absurda da Anvisa sobre remédio mais vendido do Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/04/2024 0h50

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa cumpriu papel importante sobre produto farmacêutico (Foto: Divulgação)

Vigilância Sanitária fez papel fundamental na segurança e comunicado importante já havia sido divulgado

Uma notícia envolvendo a ação da Anvisa pegou de surpresa os consumidores das farmácias nacionais. Desta vez, a instituição interviu sobre um popular remédio, que está na lista dos mais vendidos do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso se trata, na verdade, da falsificação dos produtos. As empresas responsáveis pelos originais, é preciso ressaltar, não tiveram a ver com a intervenção, sendo tão prejudicadas quanto os compradores.

Segundo o jornal O Globo, a OMS emitiu um alerta sobre a escassez dos remédios chamados de agonistas de GLP-1 – como a semaglutida, princípio ativo do Ozempic e do Wegovy – e o consequente crescimento de versões falsificadas dos medicamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comunicado foi feito após a Anvisa descobrir um novo lote falso. “A escassez tem um impacto negativo no acesso a produtos médicos e cria um vácuo que é muitas vezes preenchido por versões falsificadas”, disse um dos trechos da nota divulgada.

“No ano passado, a escassez global de produtos indicados para controlar o diabetes tipo 2 e, às vezes, também aprovados para perda de peso, conhecidos como produtos agonistas do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1-RA), foram associados a um aumento nos relatos de GLP-1-RA falsificado”, acrescenta o comunicado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Anvisa
Anvisa fez alerta sobre falsificação de remédio famoso (Foto: Divulgação)

Ainda segundo o jornal O Globo, os dois medicamentos, ambos produzidos pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, têm uma alta demanda global por conta da molécula na perda de peso. “Estas versões falsificadas são frequentemente vendidas e distribuídas através de meios de comunicação não regulamentados, incluindo plataformas de redes sociais”, pontua.

Em novembro, a Vigilância Sanitária emitiu outro comunicado. “A Anvisa alerta os profissionais de saúde e a população sobre a identificação de lotes falsificados do medicamento Ozempic (semaglutida), utilizado para tratar adultos com diabetes tipo 2”, indicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa
Alerta foi dado aos consumidores das farmácias (Foto: Divulgação)

Qual o trabalho da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

As denúncias podem ser feitas através do número: 0800-642-9782.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.