A Vigilância Sanitária surpreendeu ao realizar às pressas a interdição de uma famosa marca de chocolate n° 1 dos brasileiros após risco fatal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, por exemplo, falaremos de uma proibição contra o chocolate n° 1 brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que os brasileiros são completamente apaixonados por chocolates. Justamente por conta disso, essa notícia a respeito dessa proibição envolvendo essas marcas deixou todo mundo desesperado e bastante preocupado por conta de um risco que poderia ser fatal.
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.724, DE 24 DE JULHO DE 2023, D.O.U. de 26/07/2023, que interdita cautelarmente o lote 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos são da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA, CNPJ nº 04.522.379/0001-50. Vale lembrar que a decisão foi tomada em julho do ano passado. A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo, que bastante é prejudicial.
Isso foi constatado conforme Laudo de análise fiscal inicial nº 737.1P.0/2023, ref. ao produto Cacau em Pó, da marca Qualicau, lote 10/23 RS, val. 09/03/2024 e Laudo de Análise Fiscal inicial nº 926.1P.0/2023, do produto Chocolate em pó 50% cacau, marca Qualicau, lote 09/23 RS, val. 03/03/2024; emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posicionamento:
Não encontramos nenhum posicionamento a respeito da marca, entretanto, deixamos o nosso espaço em aberto para alguma possível atualização da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual:
Outro ponto importante que vale ser mencionado é sobre a atual situação dos chocolates em pó. Como o problema foi causado em lotes específicos do produto, os demais alimentos da empresa não sofreram nenhuma interferência da Anvisa, dessa forma, mantendo sua plena atuação no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que são metais pesados?
Os metais pesados estão presentes em alimentos, água contaminada e até mesmo no ar. Em pequenas quantidades, eles não causam grandes complicações à nossa saúde. Contudo, ainda assim, a intoxicação pode provocar efeitos a curto prazo, que incluem sintomas como:
- aumento da pressão arterial, dentre outros;
- náuseas;
- vômitos;
- diarreia;
- dor de cabeça;
- dor abdominal;
- arritmia.