Comunicado da ANVISA informa proibição de maquiagem usada por muitas mulheres em 2025

Anvisa proíbe uso de maquiagem e fibra capilar em pó
No dia 16 de outubro de 2025, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução nº 4.041, que determina a proibição de dois produtos de maquiagem capilar amplamente usados por mulheres para cobrir fios brancos e corrigir falhas no cabelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Anvisa, a medida vale para todos os lotes dos itens listados abaixo:
- Maycheer Pang Pang Hair Shadow (Maquiagem capilar em pó)
- Dexe Hair Building Fibers (Fibra capilar em pó)
A Anvisa tomou a medida após constatar que ambos produtos estavam sendo fabricados, comercializados e expostos à venda sem registro sanitário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos possuem origem de uma empresa desconhecia, ou seja, sem autorização de funcionamento, o que infringe as leis que regulam a produção e circulação de cosméticos no país.
“Considerando a comercialização, exposição à venda, fabricação do produto sem registro por empresa sem autorização de funcionamento para a fabricação infringindo os arts. 2º e 12 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976 e tendo em vista o previsto nos art. 6º e inciso I do art. 67 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976 e inciso XV do art. 7º da Lei 9782, de 26 de janeiro de 1999”, diz a norma da Anvisa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para que servem esses produtos?
Os dois produtos são populares entre mulheres por oferecerem um efeito rápido e temporário no visual.
O Maycheer Pang Pang Hair Shadow costuma disfarçar falhas, preencher a raiz e cobrir os fios brancos. A aplicação com esponja ou pincel cria um sombreado que imita a cor natural dos fios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o Dexe Hair Building Fibers dá a impressão de maior volume nos fios e cobre áreas ralas ou brancas.
Apesar de populares, ambos produtos são cosméticos e, por lei, precisam de registro e autorização de fabricação para garantir qualidade e segurança ao consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais riscos os produtos podem trazer?
Além disso, usar cosméticos irregulares pode trazer consequência sérias ao consumidor:
- Composição desconhecida: Sem registro na Anvisa, não há garantir de que os ingredientes são seguros ou permitidos pela legislação
- Reações alérgicas e irritações: Corantes e substâncias presentes em maquiagens capilares podem causar alergias, coceiras, vermelhidão e até queda de cabelo
- Contaminação: Produtos fabricados sem controle sanitário podem conter bactérias, substâncias tóxicas
O que fazer se você tem algum desses produtos?
Por fim, a recomendação da Anvisa reforça que o consumidor deve parar de usar o produto imediatamente e descartar de forma adequada.
Além disso, o consumidor pode encontrar produtos semelhantes no mercado da beleza que são liberados pela Anvisa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.