Comunicado da ANVISA informa proibição de paçoca popular e traz alerta aos brasileiros

Anvisa proíbe todos os lotes do “Doce de Amendoim com Creatina”, da marca Senhora Paçoca
No dia 11 de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma nova determinação que acendeu o alerta em todo o país. A Resolução 4.620 determina a proibição de todos os lotes do “Doce de Amendoim com Creatina”, da marca Senhora Paçoca, após a identificação de uma substância que não pode ser usada em alimentos convencionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, a medida gera preocupação entre os consumidores, especialmente por ser um dos doces mais tradicionais do Brasil, consumidor por crianças e adultos.
De acordo com informações do portal oficial da Anvisa, o produto utilizou creatina em um alimento convencional e amplamente consumidos por crianças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, a creatina é uma substância permitida somente em suplementos alimentares destinados exclusivamente a adultos a partir de 19 anos.
A Anvisa destaca que não existe avaliação de segurança que comprove o uso de creatina em doces, biscoitos ou outros alimentos comuns vendidos ao público geral.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Considerando que não foi realizada avaliação de segurança para uso da creatina em alimento convencional, estando somente autorizada para uso em suplementos alimentares e apenas para a população adulta (igual ou maior que 19 anos). Infringindo: art. 10 e incisos I e IV do art. 48 do Decreto-Lei 986/1969; art. 5º da Resolução – RDC nº 839/2023; Incisos I e II do art. 5 e §3º do art. 26 da Resolução – RDC nº 843, de 22 de fevereiro de 2024, tendo em vista o inciso XV, art. 7º da Lei nº 9.782/1999; e art. 9º da Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 655, de 24 de março de 2022”, diz a medida.
Por que a creatina é proibida em alimentos comuns?
A creatina, embora conhecida por seu uso esportivo, tem regras rígidas para utilização, pois seu consumo inadequado pode trazer riscos, especialmente para alguns grupos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Crianças
- Adolescentes
- Gestantes
- Idosos
- Pessoas com condições de saúde específicas

O que o consumidor deve fazer agora?
Desse modo, a Anvisa oriente que qualquer pessoa que tenha comprado a paçoca deve suspender imediatamente o uso, verificar rótulos e embalagens e solicitar a troca ou reembolso.
Senhora Paçoca
De fato, a Senhora Paçoca tornou-se uma das mais conhecidas por atuar em mercados populares, especialmente pelos produtos de amendoim, pipocas doces e salgadinhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca costuma ter grande circulação em feiras, mercearias e atacarejos, o que amplia seu acalca entre os consumidores.
Além de ser conhecida pela qualidade de seus produtos, a empresa é responsável por inúmeros empregos, ajudando a movimentar a economia brasileira.
Além disso, é importante lembrar: a medida atinge apenas os lotes do Doce de Amendoim com Creatina. Outros produtos da marca continuam com as medidas da Anvisa em dia.
Por fim, até o momento da publicação desta nota, a marca não se pronunciou sobre a determinação da Anvisa, mas o espaço permanece aberto para esclarecimentos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.