Informe da ANVISA comunica proibição de sal popular e pede atenção às donas de casa

Donas de casa devem redobrar a atenção: ANVISA comunica a suspensão de 13 lotes de sal popular por irregularidade no teor de iodo
O sal é um dos ingredientes mais presentes nas cozinhas brasileiras e também um dos mais sensíveis quando o assunto é saúde. Em meio à rotina doméstica, é difícil imaginar que o sal, essencial para o preparo de qualquer refeição, possa representar um risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, no dia 20 de outubro de 2025, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nacional em que comunicou a suspensão de 13 lotes do sal do Himalaia moído de 500 g da marca Kinino, após constatar irregularidades no teor de iodo.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União(D.O.U), porém esse alerta de recolhimento dos produtos partiu da própria fabricante, a H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., em caráter voluntário, um indicativo de responsabilidade e compromisso com a qualidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação preventiva reforçou a importância da fiscalização sanitária e da vigilância sobre produtos de consumo diário.
Entenda os riscos!
De acordo com o comunicado exposto pela ANVISA, os lotes do sal do Himalaia Kinino apresentaram teor de iodo abaixo do limite mínimo exigido pela legislação brasileira.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O iodo é um mineral essencial para o funcionamento adequado da glândula tireoide e tem papel decisivo na prevenção do:
- Bócio, aumento anormal dessa glândula;
- Outras complicações graves, especialmente durante a gestação, como prejuízos ao desenvolvimento cerebral do feto.
O problema, embora pareça simples, representa um alerta importante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ausência de iodo em níveis adequados pode causar deficiências nutricionais silenciosas, que se manifestam ao longo do tempo.
Vale destacar que essa adição controlada desse mineral no sal de cozinha é uma medida de saúde pública, adotada no Brasil desde a década de 50, para prevenir doenças relacionadas à deficiência de iodo na população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lotes suspensos tinham validade até março de 2027 e foram identificados com os seguintes códigos:
- MAR 257 1 a MAR 257 13.
Todos os produtos foram imediatamente retirados de circulação, e a agência determinou que a comercialização fosse interrompida em todo o território nacional até nova análise.
Lembrando que o recolhimento atingiu somente os lotes mencionados.
Ou seja, os demais produtos e lotes da marca seguem sendo comercializados normalmente e livres de qualquer comprometimento que desabone a marca.
Uma postura responsável
Conforme citamos acima, embora a H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. não tenha divulgado nota oficial sobre o caso, o fato de o recolhimento ter sido voluntário mostra uma postura de transparência e zelo com os consumidores.
A iniciativa demonstra que a marca mantém atenção sobre a qualidade de seus produtos e respeita os protocolos sanitários exigidos pela legislação brasileira.
Além disso, a Kinino é uma marca consolidada no setor de alimentos e reconhecida nacionalmente pela variedade de produtos voltados ao uso doméstico e profissional, incluindo:
- Condimentos;
- Temperos;
- Farinhas.
Fundada há mais de duas décadas, a empresa atua com forte presença no varejo e é conhecida por sua ampla distribuição em mercados de pequeno e médio porte em diversas regiões do país.
Como escolher e consumir sal com segurança?
Para garantir um consumo seguro e evitar produtos irregulares, especialistas recomendam atenção redobrada aos rótulos e selos de certificação.
- Verifique o registro do produto: o número de registro da Anvisa deve constar na embalagem.
- Observe o rótulo: sal iodado é o termo que garante a adição do mineral.
- Prefira marcas reconhecidas: opte por fabricantes com histórico de conformidade e boa reputação.
- Armazene corretamente: mantenha o sal em local seco e protegido da luz, o que preserva o iodo ativo por mais tempo.
Por fim, a Anvisa mantém um canal público de consulta para produtos regulares e notificações de recolhimento, o que permite que consumidores se informem sobre os itens seguros disponíveis no mercado.
Mas, para saber mais informações sobre a ANVISA, proibições e comunicados, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.