Insalubre: ANVISA interdita fábrica nº1 de produtos de limpeza em Porto Alegre e abala donas de casa em 2025

ANVISA interdita fábrica líder em produtos de limpeza em Porto Alegre por insalubridade e notícia abala donas de casa neste ano de 2025.

10/03/2025 10h20

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fabrica de produto de limpeza é autuado pela ANVISA após irregularidades (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/ANVISA)

ANVISA interdita fábrica líder em produtos de limpeza em Porto Alegre por insalubridade e notícia abala donas de casa neste ano de 2025

Em fevereiro de 2024, a Vigilância Sanitária de Porto Alegre, braço operacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), interditou uma das maiores fábricas de produtos de limpeza, referência e nº1 da região, o que deixou milhares de donas de casa abaladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Bejuva, localizada na Zona Norte da capital gaúcha. A ação ocorreu após a constatação de um ambiente insalubre e uma série de irregularidades que colocavam em risco a saúde dos consumidores.

Fábrica Bejuva sendo interditada pela Vigilância Sanitária (Foto Reprodução/Prefeitura de POA)
Fábrica Bejuva sendo interditada pela Vigilância Sanitária (Foto Reprodução/Prefeitura de POA)

A empresa, que já possuía um histórico de infrações, foi proibida de produzir e comercializar seus produtos até que as normas sanitárias fossem cumpridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações oficiais da Prefeitura de POA (Porto Alegre), a equipe especializada em fiscalizações e serviços traz mais detalhes do ocorrido abaixo:

Detalhes da Interdição

A interdição aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2024, após uma inspeção que revelou condições precárias de higiene e segurança no local.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A equipe de fiscalização apreendeu produtos para análise de qualidade e autenticidade, visando garantir que não houvesse riscos à saúde pública.

A Bejuva, que já vinha sendo monitorada há anos, acumulava:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Autos de infração por descumprimento de notificações;
  • Laudos técnicos insatisfatórios em análises anteriores.

Alexandre Almeida, chefe da equipe de fiscalização, destacou que a empresa apresentava um histórico preocupante, incluindo infrações recorrentes e a falta de adequação às normas sanitárias:

“As instalações eram insalubres, e os produtos não atendiam aos padrões de qualidade exigidos”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declarações da empresa e situação atual após a interdição:

Ao procurar as declarações da empresa sobre a interdição, a mesma não foi identificada, nem mesmo em seu site de vendas oficial. No entanto, o espaço segue em aberto caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.

Site da Bejuva segue ativo (Foto Reprodução/Site oficial)
Site da Bejuva segue ativo (Foto Reprodução/Site oficial)

Além disso, não há informações concretas sobre a volta ou não do estabelecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao procurar o mesmo nas principais fontes de pesquisa, o mesmo consta como aberto, mas ao entrar em contato com os telefones disponíveis, ninguém atende.

Localização do Google aponta que a fábrica segue funcionando normalmente (Foto Reprodução/Google Maps)
Localização do Google aponta que a fábrica segue funcionando normalmente (Foto Reprodução/Google Maps)

Quais são os riscos de consumir produtos de limpeza irregulares?

O consumo de produtos de limpeza e saneantes irregulares pode trazer sérios riscos à saúde e ao meio ambiente. Entre os principais perigos estão:

  • Contaminação química: Primeiramente, produtos com formulações inadequadas podem liberar substâncias tóxicas, causando irritações na pele, alergias e até intoxicações graves;
  • Ineficácia na limpeza: Além disso, produtos fora dos padrões podem não cumprir sua função de desinfecção, aumentando o risco de proliferação de bactérias e vírus;
  • Impacto Ambiental: Substâncias químicas mal formuladas podem contaminar solos e recursos hídricos, causando danos ao ecossistema;
  • Riscos de Acidentes: Produtos com embalagens ou rótulos inadequados podem levar a uso incorreto, aumentando o risco de acidentes domésticos;
  • Desconfiança no mercado: Por fim, a comercialização de produtos irregulares mina a confiança dos consumidores e prejudica empresas que seguem as normas sanitárias.
Thumbnail Video Youtube

Conclusão

Em suma, a ANVISA interditou a fábrica Bejuva, líder em produtos de limpeza em Porto Alegre, devido a condições insalubres e irregularidades sanitárias.

A empresa, que já possuía um histórico de infrações, foi proibida de produzir e vender até que cumpra as normas.

Os consumidores ficaram abalados e não há informações concretas sobre a reabertura da fábrica. O consumo de produtos irregulares pode causar riscos à saúde, impactos ambientais.

Mas, para saber mais informações sobre a ANVISA e Vigilância Sanitária, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.