100kg de comida podre: Anvisa interdita restaurante popular às pressas no RJ por flagra de nojeira

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/07/2024 19h11

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Restaurante e Anvisa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) é responsável por fiscalizar se os produtos estão aptos para serem consumidos, ou seja, que não causem riscos à saúde humana. Sempre que encontra alguma coisa que fuja dos padrões sanitários, o órgão entra em ação e foi o que aconteceu com um restaurante no RJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estabelecimento popular foi interditado às pressas no RJ após flagra de nojeira e baratas. O restaurante era localizado na Rua Grauben Barbosa, no Meier, zona norte do Rio de Janeiro. O mesmo foi fechado por falta de higiene na manipulação e armazenamento de alimentos. O caso aconteceu em janeiro de 2024 de acordo com informações do portal CNN Brasil.

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (DECON), e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) identificaram na época, que a produção dos alimentos era feita de forma precária. Além de não respeitarem as regra sanitárias, os agentes também encontraram vários produtos com a data de validade vencida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto que provocou o alerta da Anvisa foram os alimentos impróprios para o consumo, e outros em desacordo com as normas para armazenagem e fora de acondicionamento. No total 100kg de comida podre foram descartados durante a inspeção.

As informações que levaram à fiscalização foram repassadas através do Disque Denúncia, ou seja, próprios funcionários ou clientes do local fizeram o alerta ao órgão fiscalizador. O gerente do restaurante foi levado para a delegacia e autuado em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo, cuja pena varia de 2 a 5 anos de prisão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Encaminhado ao sistema penitenciário, ele ficaria à disposição da Justiça, conforme informações divulgadas na época. A reportagem não havia informado o nome do restaurante. A Rua Grauben Barbosa, no Meier conta com vários estabelecimentos, onde não é possível cravar que o mesmo foi definitivamente fechado ou já voltou a funcionar.

Sendo assim, não há manifestação e/ou nota de esclarecimento do restaurante. Lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alimentos armazenados de forma imprópria em restaurante na zona norte do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / CNN Brasil)
Alimentos armazenados de forma imprópria em restaurante na zona norte do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / CNN Brasil)

COMO FAZER UMA DENÚNCIA PARA A ANVISA?

Para fazer uma denúncia à Anvisa, siga estes passos:

  • Visite o site oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em www.gov.br/anvisa;
  • Localize a seção de “Fale Conosco” ou “Canal de Denúncias”;
  • Preencha o formulário de denúncia: Forneça o máximo de informações possível, incluindo detalhes sobre o problema, produtos envolvidos, empresas ou estabelecimentos relacionados, e qualquer outra informação relevante;
  • Anexe evidências, se possível: Se você tiver documentos, fotos, vídeos ou outros tipos de evidências que comprovem sua denúncia, anexe-os ao formulário. Porém, isso pode ajudar a Anvisa a investigar o caso de forma mais eficaz;
  • Envie sua denúncia: Após preencher o formulário e anexar as evidências, envie sua denúncia seguindo as instruções fornecidas no site da Anvisa. Contudo, dependendo do tipo de denúncia, você pode receber um número de protocolo para acompanhar o progresso da investigação;

Além do formulário online, você também pode fazer uma denúncia à Anvisa por telefone, através da Central de Atendimento no número 0800 642 9782.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)
Anvisa fiscaliza todos os produtos (Foto: Reprodução / Canva)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.