A Anvisa ordenou o recolhimento de suposto lote do lubrificante K-Med após confirmar uma descoberta chocante
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou a proibição do armazenamento, comercialização, distribuição, propaganda e uso de um lote falsificado do famoso gel lubrificante K-Med 2 em 1. Após essa descoberta importante da autarquia, os produtos foram retirados de circulação.
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De acordo com as informações divulgadas pelo G1, da Globo, a determinação da Anvisa chegou no dia 13 de agosto deste ano e atingiu apenas o lote determinado como L2407415. Conforme a autarquia esse produto estava sendo fabricado por uma empresa desconhecida.
O recolhimento acabou sendo confirmado após a descoberta da empresa verdadeira. A real fabricante do gel lubrificante notou que um produto bastante parecido estava sendo vendido online. Embora semelhantes, as informações sobre data de fabricação e validade eram diferentes do original.
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Nota da agência
“A medida foi tomada após a verdadeira empresa detentora do registro identificar um produto semelhante ao seu, do lote L2407415, sendo comercializado no site de vendas on-line da Shopee. O produto falso traz informações sobre a data de fabricação e de validade diferentes do produto original”, diz a agência, em nota.
Identificação do produto
Segundo a Anvisa, o lote verdadeiro do K-Med, também com a identificação L2407415, tem como data de fabricação 03/2023 e validade até 03/2026. Por isso, qualquer produto que esteja com outra data está irregular e não deve ser usado de jeito nenhum por não haver nenhuma garantia sobre o seu conteúdo.
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O que fazer com um produto falsificado?
A Anvisa orienta que, ao encontrar alguma unidade falsa, o consumidor deve avisar a agência pelos Canais de Atendimento ou entrar em contato com a Vigilância Sanitária da sua cidade, usando os meios de contato disponíveis no site da Anvisa
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
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- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Assim, depois, envie o formulário.
- Por fim, acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Por fim, CLIQUE AQUI e veja todas as matérias sobre a Anvisa.
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