Tudo podre: Anvisa baixa ordem urgente e Vigilância Sanitária interdita atacadistas populares em SP às pressas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/04/2024 10h12

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
ANVISA e a Vigilância Sanitária interditaram atacadistas após presença de produtos em estado irregular de consumo (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/ANVISA/Canva)

ANVISA cravou decreto de proibição contra atacadistas populares da região do estado de São Paulo

A ANVISA é considerada uma das principais autarquias do país, criada pela Lei nº 9.782, do dia 26 de janeiro 1999, ela atua sob regime especial, cujo qual tem sede e foro no Distrito Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua presença abrange todo o território nacional por meio das coordenações de:

  • Portos;
  • Aeroportos;
  • Fronteiras;
  • Recintos alfandegados

Sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tal proteção chega por intermédio de um controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária (VISA).

Falando nisso, em outubro de 2023, a VISA obedecendo a um decreto da ANVISA interditou 2 atacadistas populares de SP após comprovarem a presença de produtos em situação irregular.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Anvisa (Foto: Reprodução/Internet)
Anvisa determinou proibição contra atacadistas de medicamentos (Foto: Reprodução/Internet)

Tudo “podre”

De acordo com o portal da Prefeitura de Sorocaba, essa medida foi tomada em conjunto com Secretaria da Saúde (SES) cuja qual interditou, no dia 10 de outubro de 2023, 2 estabelecimentos atacadistas de produtos para saúde e medicamentos da região.

Ainda de acordo com o portal, ambos os locais foram interditados após ser comprovada a atuação irregular, ou seja, sem a devida licença emitida pela VISA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para piorar o cenário, ainda foi comprovada a exposição de produtos com validade expirada à venda, o que além de apresentar risco a população ainda configura falta às boas práticas de higiene.

Medicamento vencido além de ter um aspecto apodrecido ainda apresenta riscos graves à saúde (Foto Reprodução/Internet)
Medicamento vencido além de ter um aspecto apodrecido ainda apresenta riscos graves à saúde (Foto Reprodução/Internet)

Afinal de contas um medicamento vencido pode trazer um aspecto podre como ficar esfarelado, ter coloração irregular e em alguns casos até apresentar mal cheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com essa comprovação, e em prol da saúde de todos, os s estabelecimentos permaneceram interditados até a exigida regularização e licenciamento sanitário.

COMO AMBOS OS ESTABELECIMENTOS NÃO FORAM DEVIDAMENTE INDENTIFICADOS pelas fontes, tanto o posicionamento das empresas autuadas como a real situação neste ano de 2024 não foram encontradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais riscos podem ser causados por consumo de medicação vencida?

De acordo com o portal Hospital São Lucas, além do medicamento vencido não fazer efeito algum, ainda apresenta sérios riscos a saúde que vão desde alergias até uma intoxicação, que pode levar à morte.

O consumo de remédios após a data de validade é bastante comum, sobretudo entre idosos, devido à dificuldade de enxergar o que vem escrito na embalagem.

No caso de cartelas de comprimidos, guardar a caixa, que geralmente traz o prazo impresso em maior qualidade, evita o equívoco.

O ideal é manter os medicamentos nas caixas originais para evitar deixar passar o prazo de validade (Foto Reprodução/Blog)
O ideal é manter os medicamentos nas caixas originais para evitar deixar passar o prazo de validade (Foto Reprodução/Blog Tu Organizas)

De acordo com a farmacêutica Adriane Martins Dias, coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, outras possíveis consequências do uso de fármacos orais vencidos são:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Lesões gástricas (que podem formar úlceras)
  • Choque anafilático (em situações raras, se a pessoa tiver alergia à algum ingrediente da fórmula).

Caso seja uma pomada, podem surgir efeitos tópicos, como vermelhidão e manchas na pele.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.