Alarmante: ANVISA desce o facão e proíbe 8 queridinhos das donas de casa em Goiânia, GO, após descoberta

Alerta vermelho! ANVISA desce facão em 8 estabelecimentos mais queridos das donas de casa, em Goiânia, GO, deixando todas em alerta

23/03/2025 5h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
ANVISA interditou 8 clínicas de estética em Goiania (GO) (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/)

Alerta vermelho! ANVISA desce facão em 8 estabelecimentos mais queridos das donas de casa, em Goiânia, GO, deixando todas em alerta

E uma operação de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), executada em fevereiro de 2025, resultou na interdição de oito clínicas de estética em Goiânia, abalando diretamente um dos setores mais queridinhos por donas de casa, as quais recorriam a esses serviços para procedimentos estéticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a ação, que também se estendeu para clínicas em São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, revelou irregularidades em 30 dos 31 estabelecimentos inspecionados.

Anvisa ligou o sinal de Alerta (Reprodução: Ascom)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Ascom)

Infrações:

Em meio à operação, os agentes da ANVISA identificaram:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Produtos sem registro sendo manipulados em larga escala;
  • Produtos injetáveis proibidos, como preenchedores dérmicos;
  • Cerca de 2.000 ampolas, incluindo toxina botulínica vencida há dois anos.

Outro ponto alarmante foi a descoberta de uma clínica que realizava transplantes capilares sem a infraestrutura adequada, colocando em risco a saúde dos pacientes.

Em Belo Horizonte, um dos estabelecimentos reutilizava instrumentos para microagulhamento, o que aumenta significativamente o risco de infecções, conforme podem ver por meio deste link*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

08 clínicas foram interditadas (Foto Reprodução/O Popular)
08 clínicas foram interditadas (Foto Reprodução/O Popular)

Denúncias e riscos:

A fiscalização foi desencadeada após diversas denúncias de usuários e um aumento de relatos de eventos adversos graves relacionados a procedimentos estéticos.

No Distrito Federal, os problemas incluíam medicamentos vencidos, descarte inadequado de resíduos e falhas estruturais que comprometiam a segurança dos pacientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voltando para o caso de Goiânia, das nove clínicas vistoriadas, apenas uma estava em conformidade com as normas sanitárias.

Inclusive, o Jornal Nacional chegou a exibir uma matéria com depoimentos chocantes de vítimas que sofreram as consequências por aplicar esse tipo de produto na pele, conforme podem ver por aqui*.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa realidade preocupa profissionais da área da saúde e consumidores, os quais buscam esses serviços para procedimentos minimamente invasivos, mas que exigem segurança e regulamentação adequada.

Como se submeter a procedimentos estéticos com mais segurança?

A fim de evitar riscos, especialistas recomendam algumas medidas essenciais antes de realizar procedimentos estéticos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Verifique a regularização da clínica – Consulte se o estabelecimento possui registro na Anvisa e alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária.
  • Exija informações sobre os produtos utilizados – Certifique-se de que os produtos injetáveis e equipamentos estejam dentro da validade e aprovados pelos órgãos reguladores.
  • Avalie a qualificação dos profissionais – Os procedimentos devem ser realizados por profissionais devidamente habilitados, com formação e experiência comprovada.
Produtos irregulares encontrados pela ANVISA (Foto Reprodução/Internet)

A ANVISA ainda reforça a importância da fiscalização contínua e do engajamento da população em denunciar irregularidades.

E LEMBRE-SE! A sua saúde tem que vir sempre em primeiro lugar, sendo assim, desconfie de produtos ou serviços extremamente baratos e JAMAIS se arrisque em nome da estética.

Conclusões:

Em suma, uma operação da ANVISA em fevereiro de 2025 interditou oito clínicas de estética em Goiânia, revelando graves irregularidades como produtos sem registro, substâncias proibidas e materiais vencidos.

A ação, motivada por denúncias e relatos de problemas, expôs riscos à saúde dos pacientes, com clínicas realizando procedimentos sem a devida estrutura.

Especialistas alertam sobre a importância de verificar a regularização das clínicas, exigir informações sobre os produtos e avaliar a qualificação dos profissionais antes de se submeter a procedimentos estéticos.

Mas, para saber mais informações e decretos da ANVISA, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.