“Queimadura nos olhos”: Anvisa arranca marca de cosmético popular e Carolina Ferraz confirma proibição urgente

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa / Carolina Ferraz - Montagem: TVFOCO

A proibição da Anvisa, confirmada por Carolina Ferraz, no Domingo Espetacular, da Record

Em 8 de jan. de 2023, o Domingo Espetacular, da Record, apresentado por Carolina Ferraz, acabou sendo paralisado com uma proibição da Anvisa atingindo um cosmético muito popular entre as mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, para melhor entender, na ocasião foi noticiado que algumas marcas de pomadas para modelar o cabelo, utilizadas tanto casualmente quanto em salões de beleza, podem representar risco à saúde dos usuários.

“No Rio de Janeiro, mais de 100 pessoas procuraram um hospital público com queimadura nos olhos em apenas um dia, devido ao produto ter escorrido até os olhos e causado danos. Uma marca chegou a ter a venda proibida pela Anvisa”, anunciou a apresentadora da Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal GOV.BR, desde o início do ano de 2023 e como parte da investigação, a Anvisa já cancelou a autorização de 635 produtos por motivos como uso de ingrediente não autorizado ou fora do limite, ausência de declaração do responsável técnico da empresa e não apresentação de estudos e testes solicitados.

A decisão inicial de interdição cautelar de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos foi adotada devido ao crescente número de relatos de casos de eventos adversos graves notificados à Agência e à aproximação das festas de Carnaval. Nessas festividades, o uso de penteados tende a aumentar, tornando necessária a adoção de medidas sanitárias efetivas e urgentes para que não ocorressem novos surtos de intoxicação ocular.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em fevereiro deste ano de 2024, a Anvisa publicou o painel de consulta de pomadas capilares autorizadas. A agência reforça que apenas as pomadas listadas estão autorizadas para comercialização e uso.

Além disso, a agência reforça os cuidados que todo consumidor deve ter: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer uma reclamação para Anvisa?

O consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados:

  1. nome e marca do produto.
  2. nome e endereço do fabricante.
  3. data de validade.
  4. lote.
  5. nome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile