Anvisa proíbe lotes do sabão Ypê nos mercados após descobrir risco na composição e o alerta acende preocupação
De forma impactante, a Anvisa determinou nesta quinta-feira (27) o recolhimento de vários lotes de sabão líquido das marcas Ypê e Tixan Ypê após detectar contaminação microbiológica. A fabricante Química Amparo Ltda. comunicou à agência a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em lotes específicos dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por esse motivo, a Anvisa suspendeu imediatamente a venda, distribuição e uso dos lotes afetados até que novas análises atestem segurança.
Contudo, entre os produtos atingidos estão: Lava Roupas Líquido Ypê Express (lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011 — duas ocorrências, 205011 e 176011). Lava Roupas Líquido Tixan Ypê (lotes 254031 e 193021). Lava Roupas Líquido Ypê Power Act (lotes 190021, 223021 e 228031). Ao todo, a ação abrange 14 lotes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Riscos à saúde
A bactéria identificada pode provocar infecções de pele em pessoas saudáveis. Contudo, para quem tem sistema imunológico fragilizado, como idosos, pacientes com câncer ou internados, o risco se agrava. A Anvisa informa que nesse tipo de contaminação há potencial para complicações respiratórias ou urinárias.
A empresa Química Amparo informou que identificou o problema em suas análises internas. Segundo ela, a decisão de recolher os lotes foi preventiva e cautelar. A companhia destacou que, nas condições normais de uso, o risco é considerado baixo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Frango, linguiça e pernil podres: Vigilância Sanitária interdita açougue em supermercado popular de SP
● Donas de casa não sabem: A regra da ANVISA que revela fragmentos de inseto em farinhas de trigo
● Informe da Anvisa confirma falsificação de produto de beleza mais amado pelas mulheres hoje 28/11
O que fazer se tiver o produto em casa?
A Anvisa orienta os consumidores a verificarem o número de lote impresso na embalagem e, caso o produto esteja entre os listados, interromper o uso imediatamente. A agência recomenda contatar o SAC da marca para orientações sobre troca ou descarte seguro.
Contudo, em caso de irritações ou reações adversas, o ideal é procurar atendimento médico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Ypê divulgou uma nota: A Química Amparo informa que a publicação da Anvisa está diretamente relacionada às análises realizadas pela própria empresa. Trata-se de uma medida preventiva e cautelar, aplicada a 14 lotes específicos de lava-roupas. A cia reforça que, segundo a autoridade sanitária e considerando as características normais de uso do produto (diluição em água e ausência de contato prolongado com a pele) o risco ao consumidor é considerado baixo.
A Química Amparo já havia identificado a necessidade do recolhimento e comunicado ao mercado, com informações divulgadas em todos os canais oficiais da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, a medida da Anvisa mostra que mesmo produtos comuns no dia a dia exigem fiscalização cuidadosa. Porém, consumidores devem manter vigilância, checar lotes e descartar itens comprometidos.
