Comunicado de RISCO oficial: Anvisa proíbe marca de doce popular às pressas e arranca das prateleiras dos mercados

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/07/2024 13h20

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa proíbe marca de doce às pressas (Foto: Reprodução/ Internet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição da agência contra uma marca de doces muito famosa e popular, que precisou ser arrancada às pressas das prateleiras dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que estamos falando sobre uma proibição contra a marca Paçocas Canaã. Essa empresa que fabrica produtos derivados do amendoim, como o famoso doce de amendoim, mais conhecido como paçoca, precisou ser interditada cautelarmente pela Anvisa. Vale dizer que, produtos como os produzidos por essa empresa são muito consumidos no Brasil, logo precisam estar devidamente regularizados.

Sendo assim, vale destacar a importância da atuação da Anvisa no país, visto que a autarquia visa a proteção da saúde da população brasileira. Alimentos como o que foi proibido pelo órgão, de alto consumo no Brasil e atinge diversos consumidores precisam sempre estar conforme todas as normas da reguladora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, segundo informações divulgadas pelo portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 04 de dezembro do ano passado, a marca de amendoim japonês foi retirada às pressas das prateleiras dos mercados. Tendo a sua proibição cravada através do comunicado oficial na publicação da Resolução RE Nº 4.630, de 4 de dezembro de 2023.

Na época, a Anvisa informou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do alimento Amendoim Japonês, da marca Canaã, fabricado pela empresa Ronaldo de Souza (Paçocas Canaã). Dessa forma, determinando o recolhimento de todos os lotes do produto devido a riscos à saúde dos consumidores.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Qual riso o produto oferecia?

A Anvisa informa que, os alimentos estavam sem advertências da presença de soja e trigo nos rótulos do produto. O que é um grande risco para a saúde de pessoas alérgicas, dessa forma, o produto foi retirado às pressas dos supermercados e teve suas vendas suspensas. Evitando intoxicações alimentares pelos compostos, que podem provocar vômito e diarreia se consumido em excesso. Ou situações mais graves.

Situação atual da marca

De acordo com o portal de Consultas da Anvisa, o Amendoim Japonês ainda não se encontra sendo comercializado no mercado, com a sua proibição ainda em vigor. Além disso, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após apurações da Redação do TV Foco, foi identificado o perfil da marca no Instagram, que conta sem nenhuma nova postagem, com uma última atualização sendo de junho de 2023, antes mesmo da proibição da Anvisa.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.