Risco de queimaduras graves: ANVISA acaba de PROIBIR queridinho das donas de casa do Assaí, Carrefour e +

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/04/2024 5h57

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Supermercados estão proibidos de vender um produto queridinho das donas de casa (Reprodução: Montagem TV Foco)

Um queridinho das donas de casas arrancado dos supermercados como Assaí e Carrefour pela Anvisa

A Anvisa acaba de voltar atrás em sua decisão e proíbe um produto queridinho das donas de casas. Agora ele não será mais encontrado nos grandes supermercados como Assaí, Carrefour e outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

De acordo com o portal ‘Correio Braziliense’, os supermercados não podem mais vender álcool líquido. Sua venda estava liberada pela Anvisa para ajudar no combate à pandemia da Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa fiscaliza todos os produtos dos supermercados (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)
A Anvisa fiscaliza todos os produtos dos supermercados (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)

Portanto, agora volta a proibição de venda, essa medida está em vigor desde o dia 1° de janeiro deste ano de 2024. Porém, por conta da RDC N° 766, os supermercados como Assaí, Carrefour e outros têm até o próximo dia 29 de abril para acabar com o estoque.

Os clientes também não encontrarão o álcool líquido na farmácia, apenas a sua versão em gel, como todos já estão acostumados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O álcool em gel segue vendido nos supermercados (Reprodução: Internet)
O álcool líquido voltou a ter a sua proibição de venda decretada pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Motivo da proibição

De acordo com a Anvisa, o álcool líquido, apesar de ter a mesma concentração que o em gel, tem mais riscos de derramamento pelo corpo, o que pode gerar graves queimaduras em acidentes domésticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, as crianças são as principais vítimas desses acidentes.

Já a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), não concorda com a decisão da Anvisa de voltar coma proibição do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Retirará do consumidor o acesso ao produto de melhor relação custo-benefício, comprovadamente eficaz nos cuidados com a saúde, proteção contra doenças, incluindo a Covid-19”, relataram.

O álcool em gel segue vendido nos supermercados (Reprodução: Internet)
O álcool em gel segue vendido nos supermercados (Reprodução: Internet)

Quando criaram a Anvisa?

A Anvisa, uma das principais responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999. Desde então, ela emite o alerta dos produtos impróprios para todos os consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.