Alerta máximo aos idosos: ANVISA acaba de proibir remédio n°1 dos 60+ após descoberta

Idosos ficam em alerta com a proibição da ANVISA contra remédio nº 1 após descoberta alarmante de risco à saúde
No dia 11 de fevereiro de 2025, a ANVISA emitiu uma resolução determinando o recolhimento imediato do mercado e a proibição de uma medicação nº1, amplamente utilizada por idosos 60+.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do Ora-Pro-Nobis e dos lotes do Vita Alívio, fabricados e comercializados pela empresa Vitae Gold Produtos Naturais Ltda:
- A decisão foi tomada após riscos graves à saúde, principalmente para diabéticos.
- Isso porque havia a presença de substâncias não autorizadas;
- Além disso, alegações terapêuticas não comprovadas também foram feitas.
Diante disso e a partir de informações oficiais da resolução citada, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz mais detalhes da proibição e os riscos apresentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alto risco
Conforme a RESOLUÇÃO nº 545, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), no dia 11 de fevereiro de 2025, a comercialização dos produtos Ora Pró-Nobis eVita Alívio foi suspensa.
A ANVISA expediu a medida cautelar número 0183662/25-5 após identificar irregularidades graves e alegações graves como:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Prevenção de diabetes;
- Prevenção de pressão alta;
- Prevenção de colesterol;
- Alívio para a artrite e fibromialgia.
Importância da empresa e declarações.
Embora não tenham sido encontradas declarações da empresa sobre o ocorrido, o espaço permanece em aberto.
No entanto, é bom frisar que a Vitae Gold Produtos Naturais Ltda é uma empresa amplamente conhecida no mercado de suplementos e produtos naturais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa, com sede em São Paulo, atua há vários anos no setor e possui um portfólio diversificado, atendendo a um público que busca alternativas naturais para o cuidado da saúde.
Por que o consumo de suplementos irregulares pode ser ainda mais grave em diabéticos?
Essa proibição é particularmente séria para pessoas com diabetes, pois suplementos irregulares podem causar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Descontrole glicêmico;
- Aumento do risco de complicações como hipoglicemia ou hiperglicemia.
- Além disso, substâncias não autorizadas podem interagir com medicamentos que esses pacientes já utilizam, potencializando efeitos adversos e colocando suas vidas em risco.


Conclusão:
Em suma, a ANVISA reforça a importância de que os consumidores, especialmente idosos e diabéticos, verifiquem a procedência e a regularização de produtos antes de utilizá-los.
Inclusive, lotes da Ora-Pro-Nobis ou Vita Alívio foram retirados de forma imediata após os mesmos apresentarem sérios riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida visa proteger a saúde pública e evitar danos irreversíveis à população. No entanto, até o momento, a empresa Vitae Gold Produtos Naturais Ltda. não se pronunciou publicamente sobre o caso.
Mas, para saber mais casos envolvendo produtos e proibições da ANVISA, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.