Risco alarmante: ANVISA faz proibição contra 3 populares das donas de casa em Belo Horizonte, MG, em 2025

ANVISA proíbe três clínicas populares, amadas pelas donas de casa, na região de Belo Horizonte (MG), após uma série de irregularidades

19/03/2025 11h22

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Três clínicas amadas pelas donas de casa em BH são interditadas pela ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/ANVISA)

ANVISA proíbe três clínicas populares, amadas pelas donas de casa, na região de Belo Horizonte (MG), após uma série de irregularidades

E três dos serviços populares mais amados e populares entre as donas de casa de Belo Horizonte (BH), Minas Gerais, foram severamente proibidos pela ANVISA, no último dia 15 de fevereiro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de algumas clínicas de estética, cujos procedimentos apresentaram sérios riscos alarmantes à saúde dos consumidores.

O que acabou levantando sérias preocupações sobre as práticas adotadas nesses estabelecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo portal O Tempo, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco traz abaixo mais detalhes sobre essa operação:

Três clínicas de estética em BH foram interditadas (Foto Reprodução/Record)
Três clínicas de estética em BH foram interditadas (Foto Reprodução/Youtube)

Interdição e fiscalização

No total, a operação da ANVISA resultou na interdição de oito clínicas de estética, porém três delas se localizam em Belo Horizonte.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, os fiscais inspecionaram 31 estabelecimentos em quatro estados e identificaram irregularidades em 30 deles.

Veja abaixo todos os estados atingidos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 3 clínicas interditadas em Belo Horizonte (MG);
  • 3 clínicas interditadas em São Paulo (SP);
  • 1 clínica interditada em Goiânia (GO);
  • 1 clínica interditada em Brasília (DF).

Vale destacar que o Jornal Nacional chegou a expor algumas complicações causadas em pacientes em Goiânia, conforme podem ver por esse link*

Quais foram os riscos apresentados?

Durante a fiscalização, os agentes encontraram várias falhas que colocam em risco a segurança dos pacientes, incluindo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Reutilização de instrumentos de microagulhamento: Os profissionais devem descartar esses dispositivos após o uso em um único paciente, pois sua reutilização facilita a transmissão de infecção grave.
Produtos injetáveis reutilizados (Foto Reprodução/Record)
Produtos injetáveis reutilizados (Foto: Reprodução/YouTube/Record)
  • Uso de produtos vencidos ou sem registro: Autoridades identificaram tintas para tatuagem, substâncias injetáveis ​​e fios de polidioxanona (PDO) sem regularização no Brasil. Normalmente, essas tintas servem para a popular técnica de micropigmentação de sobrancelhas.
Substâncias e tintas para micropigmentação vencidas (Foto Reprodução/Youtube)
  • Falhas na esterilização: As clínicas armazenavam produtos de preenchimento, como ácido hialurônico, já abertos e aguardando novo uso, contrariando as normas sanitárias.
Produtos injetáveis reutilizados (Foto Reprodução/Record)
Produtos injetáveis com falhas na esterilização (Foto Reprodução/Record)
  • Armazenamento inadequado: Alguns estabelecimentos mantêm materiais estéreis e contaminados no mesmo espaço, comprometendo a segurança dos procedimentos.
  • Locação de salas para profissionais autônomos: Essa prática dificulta o controle de riscos e a rastreabilidade dos procedimentos.

Veja o vídeo abaixo:

Thumbnail Video Youtube

Como garantir uma segurança maior em procedimentos estéticos?

A fim de evitar riscos, consumidores devem adotar algumas medidas antes de realizar procedimentos estéticos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Verifique se o local é regularizado: Primeiramente, consulte no site da ANVISA o nome do local para checar se a clínica e os produtos utilizados estão devidamente registrados.
  • Observe o ambiente: O local deve estar limpo, com materiais descartáveis e esterilizados corretamente.
  • Exija profissionais devidamente capacitados: Certifique-se de que o procedimento será realizado por um profissional capacitado e registrado no conselho competente.

Conclusão:

A interdição da ANVISA contra três clínicas em Belo Horizonte serviu de alerta para quem busca procedimentos estéticos.

Essa fiscalização reforça a necessidade de boas práticas sanitárias e da fiscalização dos estabelecimentos pelos próprios consumidores.

Por fim, seguir as recomendações de segurança pode prevenir complicações e garantir um serviço de qualidade.

Mas, para saber mais sobre outras proibições e decretos da ANVISA, clique aqui.*

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.