Comunicado da ANVISA informa proibição de produto de limpeza popular e liga alerta em donas de casa hoje 26/11

Um comunicado da Anvisa deixa todas as donas de casa com o sinal de alerta ligado sobre um produto de limpeza
A Anvisa se viu obrigada a proibir um produto de limpeza muito utilizado pelas donas de casa, principalmente ao lavar a louça. Por isso é importante estar sempre atento em todos os alertas da autraquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos é comum que a vigilância sanitária exige que diversos produtos tenham suas vendas proibidas, por inúmeros motivos.
De acordo com o próprio portal da Anvisa, em setembro deste ano de 2025 eles tiveram que proibir a comercialização do Detergente Desengordurante CH-10.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É um produto da empresa Alvaro Tessetore Garcia Comercio, e apesar de já ter passado quase dois meses, a medida ainda está ativa.
Portanto está proibida a fabricação, distribuição, propaganda, apreensão, uso e comercialização do Detergente Desengordurante CH-10.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo a Anvisa, a medida se deu por conta da falta de registro e autorização de funcionamento para a fabricação do produto.
Portanto nesta quarta-feira (26), todas as donas de casa precisam estar atentas, pois podem ter um produto deste guardado no armário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso tenha, é fundamental que não o utilize, pois pode causar alguma problemática para a saúde ou algum tipo de alergia.

Riscos ao utilizar produtos de limpeza irregulares
Produtos de limpeza contam com processos químicos durante a sua produção, que precisam estar 100% de acordo com as normas da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Certamente produtos irregulares não seguem essas recomendações, gerando grande risco à saúde de quem está utilizando.
Intoxicação, queimaduras e problemas respiratórios são os principais problemas que podem dar para quem utiliza produtos de limpeza irregulares.
Além disso, também pode representar um grave problema ambiental, principalmente no despejo desse material após seu uso.
Houve posicionamento da empresa?
Vale reforçar que até o momento não foi encontrado nenhuma declaração da empresa envolvida sobre o caso.
Mas o espaço está sempre aberto para que possam comentar sobre a situação e se posicionarem sobre a situação que assustou seus clientes.
Enquanto isso, é importante que as donas de casa se mantenham longe do produto citado, para que não coloquem a saúde em risco.
Até o momento a Anvisa segue com a proibição ativa, o que significa que todos os problemas ainda estão em vigor.
Graças a grande variedade de empresas e produtos do ramo, as pessoas podem encontrar outros detergentes, que estão aptos, para utilizarem em sua limpeza.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br