Escândalo, denúncia e RISCO: ANVISA acaba de baixar proibição de produto e o arranca de lojas às pressas

ANVISA acaba de baixar proibição em um produto após grave denúncia e escândalo envolvendo o mesmo
E a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) acaba de baixar uma ordem de proibição contra produto comercializado após grave denúncia em meio á escândalo de falsificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a resolução RESOLUÇÃO-RE Nº 3.953, DE 18 DE OUTUBRO DE 2023, devidamente publicada no D.O.U (Diário Oficial da União), no dia 20 de outubro de 2023.
A proibição atingiu o produto Dietary Supplement de COQ10 cuja linha é originalmente da California Gold Nutrition/ Cardio Vascular Support, uma marca norte americana voltada a suplementos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa determinou a proibição de produto após grave denúncia (Foto Reprodução/Internet)

Consumir suplementos alimentares falsificados podem causar graves riscos à saúde (Foto Reprodução/Internet)

Proibição da Anvisa contra produtos falsificados (Foto Reprodução/Internet)
Escândalo e Denúncia
O grande problema é que, como mencionamos no inicio desse texto, esses produtos em questão estavam sendo fabricados por um EMPRESA DESCONHECIDA.
Ou seja, de acordo com a própria ANVISA foi configurado o crime de falsificação após grave denúncia. Além desse fato ser escandaloso por si só, o produto falsificado pode trazer sérios riscos a quem o consome.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com a própria resolução emitida, o produto fabricado pela suposta empresa, foi devidamente proibido de ser comercializado em todo o território nacional, através das lojas por plataformas eletrônicas, aonde eles estavam sendo vendidos normalmente.
Quais os riscos de consumir produtos falsificados?
É bom ter em mente que a venda de suplementos falsificados é considerada crime, previsto no artigo 272 do código penal, e se trata de uma prática que visa apenas o lucro de quem está vendendo e não os malefícios que eles podem vir a causar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os principais perigos giram em torno da violação do direito do consumidor e dos possíveis riscos que podem gerar para a saúde, causados por uma matéria-prima sem qualidade e pela falta de garantia de segurança para o consumo, conforme divulgado por Elaine Jasper, engenheira de alimentos,
Afinal, esses suplementos falsificados podem conter ingredientes não só ineficazes, mas, também, adulterados na sua composição, já que não é possível comprovar a procedência da mercadoria, e podem causar danos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Possíveis riscos à saúde
Os riscos são diversos e, segundo a própria engenheira de alimentos, eles podem causar:
- Possíveis reações alérgicas;
- Contaminações por microrganismos patogênicos;
- Sobrecarga do organismo pelo uso de substâncias desconhecidas e prejudiciais;
- Possível pico glicêmico (prejudicial principalmente para diabéticos);
- Efeitos colaterais como flatulência, enjôo e dores de cabeça.
Além do risco à saúde eles ainda podem serem nada eficazes com os seus reais objetivos, sendo assim, tenha MUITO CUIDADO NA HORA DE COMPRAR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preste muita ATENÇÃO em dados de fabricação, documentações, etc …

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.