ANVISA emite comunicado com proibição contra marca de carne nº1 mandando retirar dos principais supermercados do país como Assaí, Atacadão e mais
Adquirir carnes fora dos padrões estabelecidos pela ANVISA é uma prática arriscada que pode comprometer a saúde do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtos não regulamentados podem conter:
- Contaminação cruzada;
- Rotulagem inadequada;
- Ingredientes que representam riscos à saúde, especialmente para pessoas com alergias alimentares ou imunidade reduzida.
Além de simples reações alérgicas graves, como choque anafilático, o consumidor ainda pode obter problemas digestivos e intoxicações alimentares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, é essencial comprar produtos certificados para assegurar que cumpram as normas sanitárias e garantam a segurança alimentar.
Falando nisso, na semana passada, a ANVISA emitiu um alerta contra uma carne amplamente comercializada e vista como nº1 entre as donas de casa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, mandou retirar uma linha específica da marca em questão das prateleiras dos principais supermercados do país, como Assaí, Atacadão e mais, após apresentar sérios riscos.
Sendo assim, a partir de informações oficiais, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco levantou detalhes sobre essa proibição e as medidas devidamente tomadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição:
Conforme dito acima, no dia 15 de janeiro de 2025, redes de supermercados como Assaí e Atacadão retiraram uma das linhas de carnes mais populares do país de suas prateleiras.
O produto trata-se do “Lombo Tipo Canadense Defumado Fatiado”, fabricado pela empresa GRANNERO PRESUNTO CRU LTDA, segundo a RESOLUÇÃO Nº178.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso após apresentar problemas na rotulagem do produto, uma vez que os mesmos não continham a advertência obrigatória sobre a presença de alergênicos, como a soja, mesmo sendo listada como ingrediente.
A falha infringiu diversos dispositivos legais, incluindo o decreto-lei nº 986/1969, portarias e resoluções da ANVISA.
Mesmo porque, essa situação expõe os consumidores a riscos, principalmente os que possuem certa intolerância, como os celíacos.
Até o momento, a empresa GRANNERO PRESUNTO CRU LTDA não se manifestou oficialmente sobre a decisão da ANVISA.
No entanto, o espaço permanece aberto, caso a empresa queira expor a sua versão dos fatos.
Lembrando que seus demais produtos e linhas permanecem sendo comercializados normalmente.
Importância da empresa
A GRANNERO PRESUNTO CRU LTDA é uma empresa de destaque no setor de embutidos, com forte presença no mercado nacional, fornecendo produtos para grandes redes de supermercados e atacadistas.
Consumidores e estabelecimentos alimentícios utilizam amplamente seus produtos, o que torna a atual suspensão um grande impacto para o setor.
Como comprar carne com segurança?
Para comprar carnes ou qualquer tipo de produto alimentar com segurança, é preciso manter alguns cuidados, como:
- Verifique a rotulagem: Certifique-se de que a embalagem contenha todas as informações obrigatórias, como lista de ingredientes, advertência de alergênicos e data de validade. Produtos regulamentados pela ANVISA apresentam um padrão claro de rotulagem.
- Prefira estabelecimentos confiáveis: Opte por adquirir carnes em locais que sigam as normas sanitárias e tenham certificações de qualidade. Supermercados e atacadistas que realizam o controle de origem e armazenamento garantem maior segurança alimentar.
Os consumidores precisam ficar atentos para evitar problemas de saúde relacionados aos alimentos.
Seguindo essas orientações, é possível evitar riscos e garantir produtos de qualidade à mesa.
Mas, para saber mais sobre outras proibições e decretos da ANVISA, clique aqui.*
Conclusões:
A ANVISA proibiu a venda do “Lombo Tipo Canadense Defumado Fatiado” da Grannero, por conta de problemas na rotulagem que não informavam sobre a presença de soja, um alergênico.
A autarquia visou proteger os consumidores, especialmente os alérgicos. Por fim, todas as grandes redes como Assaí e Atacadão retiraram o produto das suas prateleiras.