Carne, salsicha e pimenta: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas dos mercados devido à contaminação

ANVISA determinou a proibição a venda de 3 alimentos populares e situação é essa
A ANVISA, é uma autarquia sob regime especial, localizada no foro do Distrito Federal, cujos decretos abrange todo o território nacional, por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população e tal proteção chega por intermédio de um controle sanitário da produção e consumo de produtos, bem como serviços submetidos à vigilância sanitária.
Vale mencionar que, mesmo as marcas mais renomadas do mercado, já tomaram (em algum momento) uma intervenção da autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando nisso, nos últimos meses, a ANVISA determinou a proibição de 3 marcas de produtos populares, presente em muitos lares brasileiros, após sérios riscos de contaminação e risco a saúde.
1- Pimenta com bactéria mortal
Conforme publicado pela ANVISA, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, emitida no dia 07 de fevereiro, no Diário Oficial da União, a suspensão atingiu um lote da Pimenta do Reino Moída, marca Fã, pertencente a empresa Junco Industria e Comércio.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório após constatar a presença de uma substância fatal por conter uma bactéria, causadora da Salmonella e pela contagem de Escherichia coli.
Ambas as bactérias, dependendo dos casos, podem causar doenças graves e até mesmo pode levar a óbito:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lote atingido foi de número 0892308, aonde foi determinada a suspensão imediata da venda em supermercados, bem como propaganda e distribuição do mesmo em estabelecimentos comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa (Foto Reprodução/Internet)

Pimenta do Reino da marca Fã foi impedida de ser vendida pela ANVISA (Foto Reprodução/Internet)

Comunicado oficial da ANVISA (Foto Reprodução/Internet)

Pimenta do Reino, da marca Fã, não consta em muitas lojas de renome (Foto Reprodução/Americanas)
Conforme apurações do TV Foco, nos principais meios de pesquisa, não foi encontrada NENHUMA declaração da Junco Industria e Comércio a respeito do ocorrido.
Fora isso, ao procurar pela marca nos principais sites e comércios o produto Pimenta do Reino, da marca Fã, não consta como disponível em nenhuma delas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lugares aonde foi procurado o produto foi:
- Marketplace da Magalu: (Produto indisponível no momento)
- Embalagem fácil.com: (Produto indisponível no momento)
- Americanas: (Produto indisponível no momento)
O que leva a crer que o produto EM QUESTÃO ainda não foi devidamente liberado pelas autoridades.
Lembrando que o decreto da ANVISA atingiu somente o LOTE MENCIONADO, sendo assim, os demais produtos da marca não foram atingidos pela proibição.
2- Carne contaminada
Já no dia 09 de fevereiro de 2024, a ANVISA, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 587, emitiu uma proibição contra uma marca de carne após grave contaminação.
Estamos falando da Cedro Alimentos, empresa gigante no ramo de frigoríficos, localizada em Goiânia.
O lote atingido foi a de nº13012024, referente ao produto: Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim, com data de fabricação 13/01/2024.
Essa medida foi tomada após a detecção de uma quantidade acima da permitida de Escherichia coli e aeróbios mesófilos, apresentando assim riscos à saúde humana.

Carne da marca Cedro Alimentos sofreu proibição da ANVISA (Foto: Reprodução/Freepik)
Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria existente no intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos.
O que também pode provocar doenças, como:
- Infecções urinárias
- Diarreia
- Colite hemorrágica
- Síndrome hemolítico-urêmica.
Até o momento, NÃO FORAM encontradas declarações bem como anúncios oficiais da empresa citada a respeito do assunto.
Porém, por se tratar de um lote específico, os demais produtos e lotes produzidos pela empresa estão liberadas para a comercialização.

Comunicado da Anvisa contra a marca de carne da Cedro Alimentos (Foto Reprodução/ANVISA)
3- Salsicha fatal para grávidas
Já em dezembro de 2023, a ANVISA, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 4.621, proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote 18/10/2023 A (com validade até 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada, da marca Carrer Alimentos.

Salsicha Hot Dog Resfriada da marca Carrer (Foto: Reprodução/ Internet)
A medida foi tomada em virtude do comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, após ser contatada a contaminação do mesmo por Listeria monocytogenes, que é particularmente preocupante em mulheres grávidas.
Para piorar essa bactéria pode crescer em condições de refrigeração, um prato cheio para alimentos refrigerados como carnes e prontos para consumo, fazendo com que a gravidade se triplicasse fazendo com que a autarquia desse aval ao pedido voluntário da empresa.

Comunicado da Anvisa contra a marca de salsicha da Carrer Alimentos (Foto Reprodução/ANVISA)
Que aliás, ao identificar o problema, se prontificou em retirar todos os produtos do lote mencionado dos pontos de vendas
Atualmente o produto Salsicha Hot Dog Resfriada, marca Carrer Alimentos, segue sendo comercializada normalmente, visto que apenas o lote citado continha riscos para a população.
Comunicado da Carrer:
Na época a empresa fez um comunicado oficial : “Estamos comprometidos com a segurança dos alimentos e a satisfação dos nossos clientes. Tomamos todas as medidas necessárias para resolver a situação e garantir que isso não aconteça novamente”.
Quais perigos podem ser encontrados em salsichas?
A salsicha costuma ser muito saborosa e está presente em uma série de alimentos queridinhos, porém, se consumida em excesso, pode ter efeitos prejudiciais à saúde.
Isso porque ela é um embutido feito a partir de carne picada, temperada e envolvida em uma película sintética ou de origem animal.
Os alimentos embutidos como a salsicha apresentam uma série de problemas como:
- Alto teor de gorduras saturadas
- Quantidade de aditivos químicos
- Rica em sódio
Vale dizer que as carnes processadas, como a salsicha, têm sido associadas a um aumento no risco de várias doenças crônicas. Entre elas:
- Pressão arterial alta
- Doenças cardíacas
- Câncer de estômago e intestino
- Doença pulmonar obstrutiva crônica.
Sendo assim, você pode até consumir de vez em quando, mas EVITE comer o alimento com frequência.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.