ANVISA comunica proibição de produto popular das donas de casa e faz alerta de riscos graves à saúde

Anvisa anunciou a proibição imediata da soda cáustica em escamas Limpinha 99%, fabricada pela empresa Guaraflex Produtos de Limpeza Ltda

12/11/2025 13h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo Anvisa, produtos e mulher assustada (Fotos: Reproduções / Anvisa / GMN/ Montagem TV Foco)

Anvisa determina proibição da soda cáustica em escamas Limpinha 99%

Nesta segunda-feira, 10, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição imediata da soda cáustica em escamas Limpinha 99%, fabricada pela empresa Guaraflex Produtos de Limpeza Ltda. O produto, muito usada pelas donas de casa, foi considerado irregular e pode trazer riscos graves à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, a Resolução nº 4.463 informa que o produto não possui registro como saneante, um requisito obrigatório para qualquer item de limpeza com potencial risco químico.

Desse modo, todos os lotes da soda cáustica Limpinha 99% estão com fabricação suspensa, proibição de comercialização, distribuição e uso em todo o pais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento da publicação desta nota, a Guaraflex não se pronunciou oficialmente sobre a decisão da Anvisa, porém o espaço permanece aberto para manifestações.

Por que a Anvisa proibiu o produto?

O motivo central da proibição é simples: falta de registro sanitário na Anvisa. Em termos técnicos, “saneante” é o nome dado a produtos de limpeza, como detergentes, desinfetantes e água sanitária.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para produtos classificados como de alto risco, como o caso da soda cáustica, a Anvisa exige um registro especial, que comprova que a fabricante realizou testes de segurança e seguiu padrões de qualidade.

Desse modo, sem o registro, não há como garantir que o produto seja seguro e nem que sua concentração e composição estejam dentro dos limites permitidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proibição soda cáustica em escamas Limpinha 99%, da Guaraflex (Foto: Anvisa)
Proibição soda cáustica em escamas Limpinha 99%, da Guaraflex (Foto: Anvisa)

Quais os riscos para o consumidor?

Além disso, a proibição possuí impacto direto na segurança das pessoas que utilizam o produto em suas casas.

  • Riscos à saúde: A soda cáustica é extremamente corrosiva e pode causar queimaduras graves na pele e nos olhos, problemas respiratórios, além de possíveis problemas ao esôfago e estômago, caso ingerida
  • Irregularidade e falta de informação: Produtos sem registro podem não conter rótulos adequados, o que dificulta o uso correto
Ilustração soda cáustica (Foto: Canva)
Ilustração soda cáustica (Foto: Canva)

O que fazer com o produto?

Por fim, se você possuí a soda cáustica em escamas Limpinha 99%, da Guaraflex, você deve seguir essas recomendações:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Interrompa o uso imediatamente: O risco é grave e o produto não deve ser usado para nenhuma finalidade de limpeza
  • Guarde com segurança: Mantenha longe do alcance de crianças e animais
  • Descarte corretamente: Não jogue na pia ou vaso sanitário. O ideal é procurar um ponto de coleta de resíduos especiais
  • Verifique antes de comprar: Sempre consulte o registro do produto da Anvisa para evitar qualquer problema

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.