Vômito, diarreia e febre: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de sal, azeite e frango às pressas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/06/2024 19h30

6 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa e marcas de azeite, frango e sal retiradas dos mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

3 marcas populares foram barradas pela Anvisa

Com sintomas de vômito, diarreia e febre, 3 marcas populares de sal, azeite e frango foram retiradas às pressas do supermercados por determinação da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outubro de 2023, fevereiro e maio de 2024 as 3 marcas populares não seguiram recomendações sanitária e foram penalizadas pelo órgão fiscalizador.

SAIBA MAIS! Substância fatal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne, óleo e +1 retirada de mercados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sal e azeite são produtos indispensáveis nos lares brasileiros, visto que os temperos são responsáveis por dar gosto aos alimentos. Já o frango é uma das misturas favoritas de milhares de pessoas.

A primeira proibição que iremos destacar trata-se de uma famosa marca de Sal Moido Refinado Iodado União.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A mesma pertence à empresa Maranata Salineira do Brasil Ltda, que é uma das mais conhecidas e tradicionais do ramo de alimentos.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa divulgou através da Resolução-RE nº 1.689, publicada no dia 06/05/2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mesma foi barrada após apresentar resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).

No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma marca de sal foi barrada pela Anvisa (Foto: Divulgação)
Uma marca de sal foi barrada pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL MARCA DE AZEITE FOI BARRADA PELA ANVISA?

Outro produto bastante popular para as donas de casa é o Azeite. Ocorre que a Vigilância Sanitária também emitiu um decreto barrando esse óleo alternativo em seu portal oficial do GOV.

A Anvisa informou através da publicação da Resolução-RE Nº 3.923, de 11 de outubro de 2023, a qual proibiu cautelarmente o lote nº 19227 095 do produto Azeite de Oliva Extravirgem, marca Vincenzo, fabricado pela empresa TRL Internacional Importadora.

A medida foi ocasionada por causa do resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal Inicial nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ.

O índice de refração do Azeite de Oliva, que atua como tempero é uma medida da quantidade de luz que é refletida pelo óleo.

Se o valor for muito alto ou muito baixo, pode indicar que o produto não é puro e contém outros óleos ou substâncias.

Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo teve apenas 1 lote afetado (Reprodução: Internet)
Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo teve apenas 1 lote afetado (Foto: Reprodução / Canva)

PODE CAUSAR VÔMITO, DIARREIA E FEBRE?

O índice de iodo WIJS é uma medida da quantidade de iodo que o Azeite de Oliva pode absorver. Um valor baixo pode indicar a presença de óleos mais saturados, que são menos saudáveis.

Além disso, o excesso de iodo também pode provocar outros problemas de saúde, como náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, erupções cutâneas, febre, inflamação salivar, dor de cabeça, entre outros sintomas de acordo com informações do portal G1.

O produto voltou a ser comercializado normalmente, onde se tratou de um caso isolado, onde as medidas já foram tomadas sobre o lote citado acima.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Globo confirma proibição da ANVISA contra ÓLEO nº1 do Brasil - Foto: Internet
Anvisa e azeite (Foto: Reprodução / Canva)

FRANGO TAMBÉM FOI RETIRADO DOS SUPERMERCADOS POR DETERMINAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A carne de frango é uma excelente opção de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que possui todos os aminoácidos fundamentais que precisamos obter através da alimentação.

É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros de acordo com informações do portal Gaucha ZH.

Sendo assim, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.

Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.

Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAIS OS RISCOS?

Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos.

A Escherichia coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.

O produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote citado que fugiu das regras sanitárias.

Apesar de se tratar de um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Thumbnail Video Youtube

COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?

Para denunciar uma questão relacionada à saúde pública à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os indivíduos podem acessar o site oficial da agência e utilizar o formulário específico disponível na seção de denúncias.

Contudo, nesse formulário, é necessário fornecer detalhes precisos sobre a situação denunciada, incluindo informações sobre o produto ou serviço em questão.

Além disso, o local onde foi encontrado e qualquer evidência relevante que possa ajudar na investigação.

Após o envio da denúncia, a Anvisa irá analisar o caso e tomar as medidas apropriadas, conforme necessário, para garantir a proteção da saúde pública.

Anvisa fez proibição contra 4 restaurantes (Foto: Reprodução/ Internet)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.