Apenas 30h semanais, FGTS garantido e Vale-Transporte: Lei trabalhista em vigor garante 3 vitórias aos 18+

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei trabalhista em vigor garante 3 vitórias aos 18+ - Foto: Internet

Excelente notícia confirmada aos 18+ com 3 vitórias garantidas com lei trabalhista em vigor, incluindo FGTS e trabalho de 30 horas por semana

Em tempos onde trabalhar como CLT tem exigido cada vez mais coisas, conseguir o primeiro emprego chega a ser um desafio para milhares de jovens no Brasil. Ocorre que, muitos jovens acabam rejeitados por não terem experiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando nisso, acabou sendo criado o programa Jovem Aprendiz, voltada ao público jovem. O programa é uma lei com o objetivo de colocar e capacitar jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho.

A Lei 10.097/2000, crava que empresas de pequeno a grande porte devem ter entre 5 e 15% de colaboradores na modalidade. Ademais, a duração pode ser de até 2 anos e, após o término, a empresa pode fazer a contratação ou não do colaborador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vitória aos 18+

E falando no programa Jovem Aprendiz, a grande realidade é que o mesmo garante uma série de direitos aos empregados, como é o caso de trabalho de apenas 30h semanais, FGTS garantido e Vale-Transporte.

Programa Jovem Aprendiz – Foto: Internet

Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do portal Pontotel, traz à tona maiores detalhes das 3 vitórias garantidas pela lei trabalhista.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

30 horas semanais

Em suma, a jornada do programa é de até 30 horas semanais, sem exceder 6 horas diárias caso o jovem ainda esteja matriculado em uma escola. Aos que já concluíram, a carga horária pode ser elvada até 8 horas diárias.

Vale mencionar que a carga horária do Jovem Aprendiz é diferente pela dedicação de um dia da semana ao curso profissionalizante. Dessa forma, em uma jornada de 5 dias, um deles acaba sendo para a capacitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FGTS e Vale-Transporte garantido

Além das 30 horas semanais, ainda existem mais 2 benefícios excelentes. De acordo com a Lei 10.097/2000 de (19) de dezembro de 2000, “é necessário haver pagamento do salário, vale-transporte e recolhimento do FGTS (2% sobre o salário)”.

No tangente ao salário do Jovem Aprendiz, o mesmo acaba sendo calculado levando como base as horas trabalhadas, de forma proporcional ao salário mínimo vigente. A fórmula usada para o cálculo é a seguinte: “salário mensal = (salário-hora × horas trabalhadas semanais × número de semanas no mês × 7) ÷ 6”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, esse se trata do valor mínimo que a empresa deve pagar ao contratado. Assim, o mesmo pode ser maior, caso a companhia deseje arcar ele.

Lei trabalhista em vigor traz 3 vitórias aos 18+ – Foto: Internet

Considerações finais

Aqui estão as considerações finais de forma resumida:

Veja mais notícias sobre CLTs CLICANDO AQUI.

Qual a idade para trabalhar como Jovem Aprendiz?

Em suma, de acordo com o Artigo 402 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a idade para trabalhar como Jovem Aprendiz é de 14 até 24 anos. No caso de pessoas com deficiência, a faixa etária não se aplica. Todavia, mesmo o limite máximo sendo dispensado, o mínimo de 14 anos deve ser respeitado.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile