Após 5 anos meu nome automaticamente fica limpo? Serasa emite comunicado hoje (28/07)

Serasa esclarece se seu nome fica limpo após 5 anos. Saiba o que fazer para recuperar seu CPF. Descubra os detalhes!

28/07/2025 10h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Após 5 anos meu nome automaticamente fica limpo Serasa emite comunicado (Foto: Montagem/TV Foco)

Serasa esclarece se seu nome fica limpo após 5 anos. Saiba o que fazer para recuperar seu CPF

A lei brasileira é clara e protege o consumidor. Assim sendo, seu seu nome não pode permanecer negativado por mais de cinco anos. Após esse período, as instituições de crédito, como a Serasa e o SPC, devem retirar a restrição do seu CPF. Essa determinação vem do artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor e a baixa da negativação é uma obrigação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, é fundamental entender que limpar o nome não elimina a pendência financeira. A dívida não “caduca” ou desaparece. Na verdade, ela prescreve. Isso significa que a empresa credora ainda pode tentar cobrar o valor de dívidas amigavelmente, mas perde o direito de usar a justiça para isso.

O que acontece na prática com a dívida prescrita na Serasa?

Quando uma dívida prescreve, a empresa credora não pode mais abrir um processo judicial contra você para exigir o pagamento. Dessa forma, ela perde o poder de solicitar o bloqueio de valores em suas contas ou pedir a penhora de bens para quitar o débito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cobrança, portanto, fica limitada a contatos diretos, como telefonemas e e-mails. A dívida ainda existe no registro da empresa, mas as ferramentas legais para forçar o pagamento já não estão mais disponíveis para o credor.

Por que a dívida ainda aparece em plataformas como a Serasa?

Muitos consumidores notam que a dívida continua aparecendo no site da Serasa e ficam confusos. Isso acontece porque a plataforma funciona também como um sistema de cobrança. Após cinco anos, o status da pendência muda de “dívida negativada” para “conta atrasada”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A diferença é gigante. A “dívida negativada” é uma restrição pública que afeta seu acesso a crédito em todo o mercado. Já a “conta atrasada” é um registro da pendência que impacta menos sua pontuação e não é visível para outras empresas em uma consulta de rotina.

E se meu nome continuar negativado após o prazo?

Manter o nome de um consumidor negativado por mais de cinco anos é uma prática ilegal. Se isso acontecer com você, a empresa credora está descumprindo a lei e você tem direitos claros. É um alerta importante para quem possui dívidas com mais de 5 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse cenário, você pode exigir a limpeza imediata do seu nome. Além disso, a manutenção indevida da negativação gera o direito de buscar uma indenização por danos morais na justiça, pois a situação causa prejuízos à sua imagem e reputação financeira.

Para verificar sua situação, siga estes passos simples:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Acesse seu perfil nos sites dos birôs de crédito.
  2. Identifique o status da dívida: se está como “negativada” ou “conta atrasada”.
  3. Confirme a data de vencimento da dívida que consta como negativada.
  4. Aja caso a negativação tenha mais de cinco anos, buscando a remoção e a reparação.

Vale ressaltar que conhecer essa diferença dá a você o controle sobre sua vida financeira. Você entende seus direitos e sabe como agir para garantir que a lei seja cumprida, permitindo que você retome seu poder de compra e planeje seu futuro com mais segurança.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.