O fechamento de uma empresa sempre causa espanto, principalmente quando trata-se de uma varejista que fideliza os clientes ao longo dos anos
Loja tradicional n°1 encerra as atividades em São Paulo após 70 anos de tradição e abala clientes com comunicado oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em falência, detalha agora adeus de loja popular de SP.
Prateleiras sem nada, cadeiras amontoadas na entrada e portas semicerradas. Esse foi o cenário da Casa Tody no mês de seu fechamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ADEUS EM SÃO PAULO APÓS 70 ANOS?
Ocorre que a mais antiga loja de sapatos infantis em funcionamento na cidade de São Paulo encerrou suas atividades em fevereiro do ano passado.
A proprietária Katy Borger, de 77 anos, afirmou na época que não teria outra solução a não ser encerrar as atividades da empresa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
“Esses últimos anos foram muito difíceis e nós fomos aguentando, até que chegou um momento em que não deu mais”, lamentou a proprietária.
Além disso, um dos grandes motivos para o adeus da varejista foi a pandemia de Covid-19, que agravou e reduziu as vendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Foi o período mais grave de todos porque os meus funcionários são comissionados e nós não vendíamos, então não tinha dinheiro para pagá-los”, destacou Katy Borger.
“Não era uma venda profissional. A pessoa entrava pelo WhatsApp, informava o modelo que queria, para a gente ver se tinha aqui na loja e enviar pelos Correios”, finalizou a proprietária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A TRAJETÓRIA DA EMPRESA?
No início da Casa Tody, o foco era a venda de sapatos de couro (de fabricação própria) para os uniformes tradicionais usados em escolas como o centenário Colégio Dante Alighieri, que também está localizando na região da Avenida Paulista.
Com o fim dos uniformes, modificações nos padrões e a variedade dos tênis, a loja precisou se reinventar e chegou a comercializar sandálias Crocs e pares do modelo All Star.
A Casa Tody foi inaugurada em 1953 pelos patriarcas da família Frank que vieram da Hungria.
Desse modo, o pai e avô de Katy resolveram abrir a loja de sapatos, dois anos depois de chegarem ao país.
Por causa da pandemia, a loja teve que reduzir seus vendedores de 8 para 2. A empresa que foi um marco durante muitos anos em sua área de atuação, teve que dar adeus.
O QUE FEZ A CASA TODY FECHAR?
De acordo com a dona, a loja sofreu muito com a queda de vendas durante a pandemia.
“Foi o período mais grave de todos porque os meus funcionários são comissionados e nós não vendíamos, então não tinha dinheiro para pagá-lo”, contou na época.
Segundo a mesma, houve dificuldade em se reinventar ao comércio on-line.
“Não era uma venda profissional. A pessoa entrava pelo WhatsApp, informava o modelo que queria, para a gente ver se tinha aqui na loja e enviar pelos Correios”, destacou.
Apesar da tentativas de entrar no comércio online, o volume de vendas jamais voltou ao normal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A famosa loja Casa Tody deu adeus de vez para milhares de clientes fiéis, com décadas de tradição no local.
Desse modo, restou apenas o sentimento de saudade pelo ponto de venda, com o seu fim definitivo após 70 anos de tradição em SP.
“Desse modo, veja matéria completa sobre R$ 421 M em dívidas e Banco Central acionado: Banco popular decreta FALÊNCIA após 37 anos”.